Bombeiros e Defesa Civil mantêm ações de combate aos incêndios florestais no Pará

Na semana passada, militares do Estado e do Exército Brasileiros atuaram em São Félix do Xingu, Parauapebas e Novo Progresso

O Corpo de Bombeiros do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil continuam as ações de combate à incêndios e queimadas nas regiões que são pólos da Operação Fênix. Na semana passada, militares atuaram em três municípios paraenses: São Félix do Xingu, Parauapebas e Novo Progresso.

Em São Félix, homens do 10º Grupamento Bombeiro Militar/Redenção deslocaram-se juntamente militares do Exército Brasileiro, para realizar o monitoramento, avaliação e combate, caso necessário, na área da estrada vicinal sentido Vila Pombal, região Campo Verde. O objetivo foi dialogar com os proprietários de fazendas e trabalhadores sobre os riscos de se tocar fogo em vegetação nessa época do ano, e mostrar que existe legislação que proíbe tal prática.

Na última terça-feira (1º), no município, foi verificado um ponto de fumaça por trás de uma serra que faz divisa com uma fazenda, região conhecida como Boqueirão. Constatou-se um incêndio no pasto que seguia em direção para uma horta, além de uma plantação de bananas. A guarnição imediatamente realizou o combate com as mochilas costais e abafadores, criando aceiros (cortes na vegetação que evitam a propagação de incêndio). O incêndio foi extinto.

Foto: Ascom/CBMPA

Em Parauapebas, na última quarta-feira (2), ocorreu um incêndio em uma região de mata. Diante da proporção da área, foram acionadas as guarnições do 23° Grupamento Bombeiro Militar e de Incêndio Florestal, contando ainda com apoio de brigadistas da empresa onde o fogo ocorria. Foram deslocadas para o combate três viaturas, e ainda o uso contínuo dos abafadores e bombas costais, que auxiliaram na não propagação do fogo. Com o emprego rápido e persistente das técnicas usadas pelo efetivo do CBMPA, não houve vítimas no local.

Novo Progresso, os militares integrantes do 7° Grupamento Bombeiro Militar/Itaituba deslocaram-se da base com apoio de duas viaturas, juntamente com o Exército Brasileiro, para realizar o reconhecimento de possíveis novos focos e eliminar ou controlar os incêndios encontrados. Na manhã de quarta-feira (3), um incêndio foi identificado. As equipes percorreram toda a área, realizando o rescaldo e o monitoramento de pontos específicos para que não houvesse avanço do fogo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade