Boa Vista está entre as melhores capitais do país para prática de atividades físicas

Neste Dia Mundial da Atividade Física conheça alguns espaços públicos com estrutura para prática de atividades físicas

Boa Vista ocupa o 6° lugar no ranking de melhores capitais em prática de esporte. Foto: Giovani Oliveira/Semuc

Nesta quarta-feira, 6 de abril, é celebrado o “Dia Mundial da Atividade Física”. E quando o assunto é esse, Boa Vista dá um show de diversidade e incentivo. A cidade inclusive está em 6° lugar no ranking de melhores capitais em prática de esporte, conforme pesquisa do Ministério da Saúde.

E não é difícil entender o porquê de Boa Vista ocupar essa posição. Começando pelas diversas praças em toda a capital, onde na maioria delas é possível encontrar equipamentos de academia ao ar livre, que permitem a prática de musculação, alongamento, leg press (treino de pernas), abdominais, simulador de caminhada e cavalgada, dentre outros exercícios.

É a minha forma de me manter mais ativo, disposto e saudável”, disse Carlos Fonseca. Foto: Giovani Oliveira/Semuc

Um desses locais é a Praça Linear “Chico do Carneiro”, inaugurada em dezembro do ano passado. Uma obra que mudou para melhor a rotina dos moradores das redondezas, estimulando a prática de atividades físicas, visto que o local dispõe de equipamentos de academia ao ar livre, ampla calçada para caminhada, além de ciclovia.

Carlos Fonseca é morador do Bairro dos Estados e todos os dias faz questão de se exercitar. “Desde mais novo pratico atividade física. É a minha forma de me manter mais ativo, disposto e saudável. Além disso, a própria cidade é convidativa para se exercitar. Já tive oportunidade de morar em várias cidades, mas Boa Vista sem dúvida é especial”, garantiu. 

Boa Vista conta com mais de 40km de ciclovias. Foto: Giovani Oliveira/Semuc

Sara Guivara é moradora do Paraviana e também utiliza a estrutura da Praça Linear para se exercitar. “Faço questão de fazer atividade física. Antes, quando não praticava, estava muito acima do peso e com muitos problemas de saúde, como pressão e colesterol alto. Além disso, me sentia muito ansiosa e aqui é o momento de botar para fora todos os estresses”, contou.

Outro atrativo da capital são as ciclovias, que somam mais de 40 km em percursos que cortam a cidade de ponta a ponta, garantindo mais mobilidade e segurança não só para os praticantes do ciclismo, mas também para aqueles que utilizam a bike no dia a dia como meio de transporte.

O projeto Academia Aberta acontece em 11 pontos estratégicos da capital. Foto: Giovani Oliveira/Semuc

CONHEÇA ALGUNS PROJETOS:

CIEP – Esse incentivo também acontece por meio de projetos. A exemplo do Centro de Iniciação Esportiva (CIEP), desenvolvido na Vila Olímpica Roberto Marinho, no bairro Jóquei Clube. Por lá são atendidos atletas com idade entre 3 e 17 anos, com a oferta gratuita de diversas modalidades esportivas, a exemplo de atletismo, ginástica rítmica e basquete.

QUALIDADE DE VIDA – O público adulto também recebe atenção, por meio do projeto Qualidade de Vida, desenvolvido na Vila. Quem possui mais de 18 anos, tem a oportunidade praticar junto a profissionais capacitados, modalidades como vôlei, jiu-jitsu, tênis de mesa, dentre outros.

ACADEMIA ABERTA – O Academia Aberta é outro ‘xodó’ da população boa-vistense. O projeto acontece todos os dias da semana, em 11 pontos estratégicos da capital. Nas aulas, a alegria e disposição tomam conta dos participantes, que com muita música e animação têm a oportunidade de fugir do sedentarismo com a prática de atividades físicas diversificadas, como ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientista Indígena do Brasil: gestora ambiental de Roraima é premiada por atuação sobre crise climática

Indígena do povo Wapichana, Sineia do Vale recebeu o título no mesmo evento em que o cientista brasileiro Carlos Nobre, referência global nos efeitos das mudanças climáticas na Amazônia, foi anunciado com novo membro dos Planetary Guardians.

Leia também

Publicidade