Manaus 30º • Nublado
Domingo, 27 Novembro 2022

Agricultura familiar: comunidades indígenas de Boa Vista ampliam áreas de plantio de milho para 100 hectares

O desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar seguem transformando a realidade das 17 comunidades indígenas atendidas pela Prefeitura de Boa Vista. Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), a prefeitura, de maneira antecipada e planejada, iniciou neste mês de março a preparação das áreas que receberão o plantio de milho no inverno deste ano. Todas as comunidades atendidas terão ampliação de suas lavouras.

Abertura de 10 hectares de área para expansão do plantio na Comunidade Indígena da Ilha. Foto: Divulgação/PMBV

Em 2021 foram plantados 50 hectares nas comunidades indígenas. Com a expansão do plantio deste ano serão 100 hectares de milho. A prefeitura fornece suporte e assistência técnica nas lavouras do projeto de Culturas de Inverno, fazendo o acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio.

"Esse trabalho que a prefeitura está fazendo na nossa comunidade vai beneficiar muitas famílias, além de continuar mantendo nossa cultura", Lindalva Morais, a tuxaua da Comunidade Indígena da Ilha. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

De acordo com o técnico agrícola da SMAAI, Ariosto Brito, isso reflete o compromisso e o trabalho com planejamento de ações, que garantem o aumento de produtividade nas comunidades. "Estamos promovendo a primeira etapa de abertura de áreas e incorporação de calcário com antecedência. A Comunidade da Ilha será assistida com 10 hectares, recebendo toda a assistência técnica para, na próxima etapa, efetuar o plantio", explicou.

Para a tuxaua Lindalva Morais, essa nova área beneficiará toda a região com mais autonomia e geração de renda. "Essa abertura de área veio em boa hora para beneficiar muitas famílias e continuar mantendo nossa cultura. Não só com plantio de milho, mas também outros tipos de produção como a mandioca e a melancia. Só tenho a agradecer o apoio da prefeitura e a parceria de toda a equipe", afirmou.

A prefeitura utiliza mecanização de qualidade para a preparação do solo nas comunidades, utilizando tecnologia, que garante otimização em todas as etapas da produção, sem desperdício. Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

Projeto Culturas de inverno

A prefeitura de Boa Vista vem desde 2018 promovendo o plantio de culturas de inverno nas 17 comunidades indígenas do município. O objetivo é melhorar a produtividade das lavouras indígenas, assim como ofertar alimento para que possa ser distribuído entre os povos.

Tecnologia no campo 

Mais de 50 maquinários estão à disposição dos produtores rurais. A prefeitura utiliza mecanização de qualidade para a preparação do solo nas comunidades indígenas, trazendo otimização em todas as etapas da produção. O trator é equipado com piloto automático, que garante um maior rendimento, sem desperdício aplicação dos insumos, ganhando mais agilidade operacional e rendimento.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 27 Novembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/