Caldeirada de tucunaré é opção de prato com sabor amazônico

Que tal se aventurar na cozinha e preparar uma receita prática e deliciosa com a cara da Amazônia?

Que tal se aventurar na cozinha e preparar uma receita prática e deliciosa com a cara da Amazônia? Confira o passo a passo da caldeirada de tucunaré:

Ingredientes

1 tucunaré grande
3 cebolas médias
3 tomates
2 pimentões
5 cabeças de alho
3 batatas
1 maço de cheiro verde (coentro, cebolinha e chicória)
4 ovos
Azeite de oliva
Sal
Colorau (pode substituir por cúrcuma)
Vinagre
4 Limões
Farinha (para o pirão)
Pimenta do reino
3 Pimentas de cheiro

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente todas as verduras picadas e refogue até dourar. Em seguida, acrescente o sal a gosto. O próximo passo é juntar os pedaços de peixe (já marinados) para pegar o sabor das verduras. Coloque o colorau para dar uma cor especial ao peixe.

Após alguns minutos no fogo, acrescente a água fervida até cobrir todo peixe. 

Modo de fazer

Em uma panela cozinhe os ovos e as batatas cortadas em cubos. Em outra panela, coloque o óleo e as verduras (todos cortados em pedaços grandes). Refogue os ingredientes por dois minutos, então, acrescente os pedaços de peixe (marinados). Depois de um tempo, coloque o colorau e misture.

Em seguida, acrescente a água aquecida e um pouco de sal. Deixe em fogo médio até levar a fervura, mais ou menos, 10 minutos. Não deixe por muito tempo, pois, a carne pode amolecer. Inclua, o cheiro verde cortado em pedaços pequenos, azeite, as batatas e ovos cozidos.

Pirão

Para o pirão, ponha um pouco do caldo do peixe em outra panela, acrescente um pouco de cheiro verde e uma colher de manteiga. Em fogo brando, inclua aos poucos a farinha. Mexa até engrossar. Sirva acompanhado de arroz e farinha uarini. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Fitoterapia brasileira perde a botânica e farmacêutica Terezinha Rêgo

Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora desenvolveu projetos como a horta medicinal que beneficiou centenas de famílias periféricas no Maranhão e revelou revolta em caso que envolvia plantas amazônicas.
Publicidade

Leia também

Publicidade