Leona é uma artista transexual de Belém do Pará, engajada em causas ambientais. Seus principais vídeos retratam sua relação com os problemas de uma cidade urbanizada, como o lixo, alagamento e insegurança. Terá, pela primeira vez, sua vida retratada no mini-documentário “Leona – O filme”, de Clara Seria e Hugo Resende, que será lançado neste sábado (22), durante o Festival “Cinema em Transe“, em São Paulo.
A criação, direção e produção do curta é feito pelo Estúdio Mundo Inspirações, e segundo os diretores, a ideia é levar a pluralidade e a vivência de Leona para mundo.
“Queremos ampliar essa voz o máximo possível. Quando produzimos um material onde abordamos parte de uma realidade LGBTQIA+, procuramos nos colocar como ouvintes nesse lugar onde a escuta se faz extremamente necessária. Procuramos abordar os assuntos de uma maneira ampla e bem a vontade. Nosso roteiro é bem aberto e pouco linear, e por isso falamos um pouco de tudo dentro desse recorte da passagem de Leona por São Paulo. Teremos cenas dela em sua primeira Pride, a relação com a família e a exposição na internet enquanto criança viada”, contam Clara e Hugo.
Para Leona, o momento é muito importante pois além de retratar sua história desde criança na internet, contará um pouco de sua vida e suas lutas diárias.
“Pra mim é muito gratificante estar mostrando isso para as pessoas. O quê acontece e o quê aconteceu comigo. Isso tudo vai ser exposto no documentário. Eu to empolgadíssima pra que todos vejam logo! Vocês vão amar”, escreveu a artista através das redes sociais.
A cantora Gaby Amarantos também participa do documentário falando de sua relação com Leona.
A estreia/exibição será no dia 22 de Junho, às 17h no Centro Cultural São Paulo. E em breve estará disponível em outras cidades, além do canal da artista no Youtube. Confira o teaser no mini-documentário: