Festa da Colheita do Capim Dourado inicia nesta sexta-feira, em Mateiros

A 9ª Festa da Colheita do Capim Dourado será realizada de 15 a 17 de setembro, no Povoado Mumbuca, localizado no Jalapão, em Mateiros, a 274 km de Palmas, e reunirá uma série de atividades que visam à valorização da cultura quilombola e conscientização sobre a importância da preservação do Syngonanthus niten, nome científico da planta da família das sempre-vivas cuja haste é a matéria-prima para o artesanato em capim dourado.
A festa é uma realização da Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). O evento marca o início da colheita do capim dourado, que é autorizado a partir de 20 de setembro, época em que as famílias aguardam para irem ao campo de veredas para a colheita da matéria-prima dos artesanatos que produzem. A atividade foi incorporada na identidade cultural do povoado e se tornou a base do sustento das comunidades quilombolas do Jalapão.

Foto: Divulgação
“A Festa da Colheita do Capim Dourado já está consolidada como um grande evento turístico da região. Este ano, com toda a movimentação que a região está recebendo, nós esperamos que seja um grande evento para a comunidade local”, destacou o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp. Ele conta ainda que uma equipe do Núcleo de Base Comunitária irá acompanhar o funcionamento das hospedagens comunitárias, da oferta de alimentação e dos roteiros turístico nas imediações das comunidades.

Para a superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Noraney Fernandes, o evento traça um esboço das festas, crenças, hábitos e tradições do Mumbuca. “Ela possui um significado, quando falamos das festas culturais, em que surgem saberes peculiares que retratam suas práticas existenciais, simbolizando o artesanato e demais manifestações culturais”, reforçou.
A superintendente conta que a Diretoria de Patrimônio Cultural da Seden aproveitará a participação no evento para fazer um levantamento, a partir da percepção dos membros da comunidade, das festas tradicionais, artesanatos, tradições que são mantidos por ela.

A programação tem como objetivo apresentar a história e cultura do povoado Mumbuca, o conhecimento da arte em Capim Dourado, além de difundir a cultura da preservação dos recursos naturais e culturais da região, pertencente ao Parque Estadual do Jalapão. O evento também visa promover a integração entre as comunidades quilombolas por meio de suas tradições.

Durante os três dias, os visitantes poderão conhecer de perto todo o processo de colheita e produção do artesanato, além da cultura e tradições locais. Serão realizadas rodadas de conversas, degustação de comidas típicas, visitas aos atrativos turísticos, a promoção de produtos da agricultora familiar, atrações culturais e exposição de artesanatos, dentre outros. Ainda será realizado o lançamento da marca Mumbuca, resultado do registro de Identificação Geográfica do Artesanato do Capim Dourado.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa revela que florestas do Amapá possuem as maiores densidades de biomassa da Amazônia

As florestas do estado do Amapá podem ser fundamentais para diminuir as consequências das mudanças climáticas na região amazônica.

Leia também

Publicidade