Praia sem mar? Veja onde encontrar seis refúgios de água doce em Rondônia

Praias surgem durante a estiagem, quando grandes rios amazônicos baixam e revelam faixas de areia. Temporada movimenta cidades com competições esportivas, shows musicais e feiras gastronômicas.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Costa Marques

Quando pensamos em praia, o mar logo vem à mente. Mas Rondônia guarda um segredo que surpreende visitantes e encanta moradores: as praias de água doce. Elas surgem durante a estiagem, quando os grandes rios amazônicos baixam e revelam faixas de areia que se transformam em pontos de lazer, cultura e turismo.

Leia também:

Entre julho e setembro, muitas dessas orlas fluviais se tornam palco dos tradicionais festivais. São eventos que movimentam cidades inteiras, com competições esportivas, shows musicais, feiras gastronômicas e muita animação. É a celebração do chamado “verão amazônico”, um momento de encontro entre comunidades locais e turistas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Mais do que diversão, esta é uma temporada que tem impacto direto no desenvolvimento regional: fortalece o turismo, movimenta a economia e valoriza as belezas naturais de Rondônia. Conheça:

Praia de Calderita

Às margens do Rio Jamari, em Porto Velho, é uma das mais famosas do estado. Suas águas calmas e areias claras atraem centenas de banhistas todos os anos. Além do banho refrescante, a região recebe festivais que reúnem música e gastronomia típica.

Foto: Mateus Moraes

Praia de Curralinho

No grande Rio Guaporé, o local é bastante frequentado por banhistas, referência como ponto de encontro no tradicional Festival de Praia de Costa Marques. Quem visita a região ainda pode conhecer a Fortaleza do Príncipe da Beira, um dos mais importantes patrimônios históricos da Amazônia Ocidental.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Costa Marques

Praia de Jaci-Paraná

Localizada no distrito Jaci-Paraná, em Porto Velho, é ponto de encontro da comunidade local e durante a seca, o lugar se transforma em espaço de lazer. O festival, que acontece todos os anos, reúne moradores, turistas e visitantes de vários cantos do estado, com uma programação repleta de atrações musicais, esporte na areia, atividades culturais e comidas regionais.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

Praia de Teotônio

Próxima às corredeiras do Rio Madeira, é um local de beleza natural e valor cultural. Além do banho de rio, visitantes têm contato com tradições ribeirinhas que fazem parte da identidade local.

Foto: Reprodução/Nova Vila de Teotônio

Fortaleza do Abunã

Na fronteira com a Bolívia, o distrito de Fortaleza do Abunã, em Porto Velho, recebe turistas que buscam diversão às margens do rio. Durante a temporada, o local sedia festivais com música, esportes náuticos e comidas típicas.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

Praia de Pimenteiras

A cidade de Pimenteiras do Oeste se destaca pelas praias formadas às margens do Rio Guaporé. O destino é perfeito para quem busca tranquilidade em contato com a natureza amazônica.

festival de praia pimenteiras do oeste
Foto: Corpo de Bombeiros/Pimenteiras do Oeste

*Por Amanda Oliveira, da Rede Amazônica RO

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade