Você sabe o que é o Portal da Amazônia?

Considerado uma opção turística para passeios, o Portal da Amazônia consiste em uma orla turística com mais de seis quilômetros de extensão.

Portal da Amazônia. Foto: Márcio Nagano

Há mais de duas décadas, o Portal Amazônia leva informações com credibilidade das mais diversas curiosidades sobre a região amazônica e os territórios que ela abrange. Mas você sabia que existe o ‘Portal da Amazônia‘?

Calma! Não se trata de um novo site de notícias, mas, na verdade, de um ponto turístico, localizado em Belém (PA). Considerado uma opção acessível para passeios, o local consiste em uma orla com mais de seis quilômetros de extensão próxima ao Parque Zoobotânico Mangal das Garças e à Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em uma rápida busca na internet por mapas da região é possível encontrar diversas opções de lazer e de gastronomia no local: sorveteria, pastelaria, peixaria e restaurantes em geral.

A obra foi iniciada em 2005 com o intuito de “mudar a cara” da cidade, que cresceu a partir do rio, melhorando o saneamento da região e incrementando o turismo.

Foto: Reprodução/Tripadvisor

Vale ressaltar que, em 2025, a capital paraense sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro.

A obra foi concluída com parceria entre os governos Federal e Estadual, além de recursos, através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e apoio da iniciativa privada.

O Portal da Amazônia também é palco de diversos eventos musicais de atrações locais e nacionais e busca apresentar programações culturais que celebrem a riqueza artística da região.

É o caso da comemoração dos 409 anos de Belém, por exemplo, que será celebrada entre os dias 10 e 11 de janeiro de 2025. O Portal da Amazônia terá shows de artistas regionais como o Grupo I Love Pagode, Wanderley Andrade, Markinho Duran, Lia Sofia, Zaynara, Frutos do Pará, Grupo Mistura Regional, Mano IO e Mc Dourado.

O destaque da festa será o show do cantor Zé Vaqueiro, que se apresenta na madrugada do dia 12, dia do aniversário da capital paraense. A presença do artista nacional foi viabilizada através de uma parceria com o Ministério do Turismo.

E aí? Você já conhecia esse local?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade