Pescando em Peixe: conheça o município tocantinense que atrai apaixonados por praias e pesca esportiva

De acordo com o Governo do Estado, as maiores atrações do município são a pesca esportiva e a contemplação da natureza em suas praias.

O município de Peixe, no Tocantins, foi criado em 1895 com terras desmembradas de São João da Palma (atual Paranã). Distante 208,9 km da Capital, Palmas, é uma imensa ilha com uma praia de aproximadamente 2 km², banhada pelo Rio Tocantins.

De acordo com o Governo do Estado, as maiores atrações do município são a pesca esportiva e a contemplação da natureza em suas praias. Entre os principais atrativos está a Praia da Tartaruga que, além da beleza de suas areias, é um ponto de concentração de tartarugas, daí a origem do seu nome.

“A presença de tartarugas no local é um fenômeno único, com grande potencialidade para o ecoturismo e estudos biológicos. O acesso se dá pela estrada de rodagem até Porto do Peixe, descendo-se rio abaixo. A duração do percurso fluvial demora cerca de 15 minutos”, informa.

Foto: Reprodução/Plataforma Integrada de Turismo do Tocantins

A praia da Tartaruga possui águas transparentes e uma faixa de 225 mil m² de areias brancas, criando um complexo turístico e de lazer a céu aberto. A alta temporada ocorre em julho.

Outro atrativo natural é Pedra da Baliza, localizada a 40 km (cerca de uma hora) da sede do município de Peixe, descendo o rio. A visita é guiiada e o local oferece espaç para banho no rio e contemplação da natureza.

Foto: Reprodução/Plataforma Integrada de Turismo do Tocantins

E, sem trocadilhos com o nome do município, Peixe é um local propício para a pesca esportiva. Principalmente no Arquipélago do Tropeço, o reduto da pesca esportiva e terceiro maior arquipélago fluvial do mundo.

“Mas quem acha que seus atrativos se resumem à pesca precisa conhecer as opções de diversão desse conjunto de 366 ilhas, no Rio Tocantins. O Arquipélago é ponto ideal pra todos os estilos, desde os que curtem praia, passando pelos pescadores, aventureiros ou amantes da natureza. São lagoas, canais e rios disponíveis para o deleite do turista. É possível montar acampamento ou apenas divertir-se com a pesca. As águas são multicolores. Ora verdes, ora azuis e prateadas, depende do horário, da luz e do reflexo que nelas se revela. O céu, a mata, as nuvens, animais silvestres e pássaros: tudo se transfigura no Arquipélago do Tropeço e faz da paisagem uma pintura única, inesquecível”, informa a Plataforma Integrada de Turismo do Estado.

No Arquipélago o acesso é feito por barco, a partir do Porto de Peixe ou do píer da ecopraia da Tartaruga, pelo rio Tocantins acima, num trajeto de 5 km (caso saia do Porto) e 10 km (caso saia do píer). 

Foto: Reprodução/Plataforma Integrada de Turismo do Tocantins

*Com informações do Governo do Tocantins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade