De acordo com o Governo do Estado, as maiores atrações do município são a pesca esportiva e a contemplação da natureza em suas praias.
O município de Peixe, no Tocantins, foi criado em 1895 com terras desmembradas de São João da Palma (atual Paranã). Distante 208,9 km da Capital, Palmas, é uma imensa ilha com uma praia de aproximadamente 2 km², banhada pelo Rio Tocantins.
De acordo com o Governo do Estado, as maiores atrações do município são a pesca esportiva e a contemplação da natureza em suas praias. Entre os principais atrativos está a Praia da Tartaruga que, além da beleza de suas areias, é um ponto de concentração de tartarugas, daí a origem do seu nome.
“A presença de tartarugas no local é um fenômeno único, com grande potencialidade para o ecoturismo e estudos biológicos. O acesso se dá pela estrada de rodagem até Porto do Peixe, descendo-se rio abaixo. A duração do percurso fluvial demora cerca de 15 minutos”, informa.
A praia da Tartaruga possui águas transparentes e uma faixa de 225 mil m² de areias brancas, criando um complexo turístico e de lazer a céu aberto. A alta temporada ocorre em julho.
Outro atrativo natural é Pedra da Baliza, localizada a 40 km (cerca de uma hora) da sede do município de Peixe, descendo o rio. A visita é guiiada e o local oferece espaç para banho no rio e contemplação da natureza.
E, sem trocadilhos com o nome do município, Peixe é um local propício para a pesca esportiva. Principalmente no Arquipélago do Tropeço, o reduto da pesca esportiva e terceiro maior arquipélago fluvial do mundo.
“Mas quem acha que seus atrativos se resumem à pesca precisa conhecer as opções de diversão desse conjunto de 366 ilhas, no Rio Tocantins. O Arquipélago é ponto ideal pra todos os estilos, desde os que curtem praia, passando pelos pescadores, aventureiros ou amantes da natureza. São lagoas, canais e rios disponíveis para o deleite do turista. É possível montar acampamento ou apenas divertir-se com a pesca. As águas são multicolores. Ora verdes, ora azuis e prateadas, depende do horário, da luz e do reflexo que nelas se revela. O céu, a mata, as nuvens, animais silvestres e pássaros: tudo se transfigura no Arquipélago do Tropeço e faz da paisagem uma pintura única, inesquecível”, informa a Plataforma Integrada de Turismo do Estado.
No Arquipélago o acesso é feito por barco, a partir do Porto de Peixe ou do píer da ecopraia da Tartaruga, pelo rio Tocantins acima, num trajeto de 5 km (caso saia do Porto) e 10 km (caso saia do píer).
*Com informações do Governo do Tocantins