Museu de Arte Sacra preserva história e fé no Centro Histórico de Santarém

Museu abriga acervo dos séculos XVIII e XIX, fortalece o turismo educativo e já recebeu mais de 300 visitantes em janeiro e fevereiro.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Santarém

Uma verdadeira imersão na história da Igreja Católica, o Museu de Arte Sacra abriga um dos mais importantes acervos religiosos de Santarém (PA). O espaço reúne peças dos séculos XVIII e XIX, recebe visitantes de diferentes estados do Brasil e do exterior e está localizado ao lado da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico da cidade.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com arquitetura marcante, o museu conta com exposições organizadas em cinco setores, seguindo um percurso de visitação no sentido horário:

  • o primeiro setor é dedicado às imagens sacras;
  • o segundo apresenta a história da congregação;
  • o terceiro reúne indumentárias e vestimentas episcopais;
  • o quarto é voltado aos objetos metálicos;
  • e o quinto abriga quadros e pinturas religiosas.

Mantido pela Fundação Cultural Dom Tiago, o Museu de Arte Sacra recebe principalmente estudantes de escolas, universidades e instituições técnicas, além de turistas provenientes de estados como Amazonas, Mato Grosso e São Paulo.

Leia também: Conheça a Amazônia através de cinco museus da região Norte

Foto: Reprodução/Prefeitura de Santarém

Museu é ferramenta de educação

Responsável pelo espaço há 20 anos, Werner Amazonas ressalta o papel educativo da instituição.

“O museu tem como objetivo principal a educação. Nosso trabalho se baseia em um tripé: comunicação, pesquisa e preservação da história da Igreja Católica, desde a sua fundação, em 22 de junho de 1661. As informações são didáticas e acessíveis, permitindo que o visitante adquira conhecimento ao longo da visita”, explica.

Inaugurado em 22 de junho de 2003, por iniciativa de Dom Lino Vombommel, então bispo de Santarém, o Museu de Arte Sacra tem passado por constantes melhorias ao longo dos anos. O espaço mantém-se alinhado aos princípios museológicos e reafirma seu compromisso com a preservação da memória religiosa e histórica do município.

museu arte sacra santarem 1
Foto: Reprodução/Prefeitura de Santarém

Para o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, o espaço desempenha papel fundamental na valorização do patrimônio cultural de Santarém.

“O Museu de História e Arte Sacra é um patrimônio fundamental da nossa cidade, pois preserva a memória, a fé e a identidade cultural de Santarém. Além de valorizar a história da Igreja Católica na região, o espaço fortalece o turismo cultural e educativo, atraindo estudantes e visitantes de várias partes do Brasil e do exterior. Nosso compromisso, enquanto gestão, é apoiar iniciativas como essa, que enriquecem a experiência do turista e reforçam Santarém como um destino de cultura, história e turismo ao longo de todo o ano”, pontua.

A entrada tem valor simbólico de R$ 5,00 por pessoa, e a visitação é limitada a grupos de até 20 pessoas, garantindo uma experiência mais organizada e qualificada ao público. A visitação ocorre de terça a sábado, das 8h às 11h30. Somente nos meses de janeiro e fevereiro, o museu recebeu mais de 300 visitantes.

*Com informações da Prefeitura de Santarém

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fibra da bananeira é utilizada como ferramenta cultural e fonte de renda em Porto Velho

Artesãs utilizam o pseudocaule da bananeira como matéria-prima. Educadora participou de curso na Bahia e tem replicado aprendizado em Porto Velho.

Leia também

Publicidade