Amapá registra aumento no número de turistas estrangeiros em 2025

O Amapá se destacou ao registrar 41,6 mil visitantes estrangeiros até novembro de 2025, o maior número da série histórica.

Os turistas estrangeiros que mais visitaram o Amapá vieram da França, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Peru e Alemanha. Foto: Maksuel Martins/GEA.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) divulgou, em novembro, os dados consolidados sobre o fluxo de turistas internacionais no Brasil, e o Amapá se destacou ao registrar 41,6 mil visitantes estrangeiros até novembro de 2025, o maior número da série histórica. O crescimento representa um aumento de 6,49% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o estado como um dos mais visitado da Região Norte.

 📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Os dados

De acordo com os dados apresentados, os turistas que mais visitaram o estado vieram da França, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Peru e Alemanha. O resultado reflete o avanço das ações de promoção turística implementadas pelo Governo do Estado, além dos investimentos contínuos em infraestrutura e qualificação do setor.

Amapá
Imagem colorida mostra vista aérea do Parque do Forte em Macapá. Foto: Divulgação/ Secretaria de Turismo do Amapá

Leia também: 6 pontos turísticos imperdíveis de municípios do Amapá

“O estado tem se consolidado como um destino autêntico, com experiências únicas que combinam natureza, cultura e hospitalidade. O crescimento é fruto do trabalho conjunto entre o governo, o trade turístico e as comunidades locais, que vêm transformando o turismo em uma atividade cada vez mais sustentável e atrativa”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Investimentos turísticos para estrangeiros

O Governo do Amapá tem investido em eventos e festividades tradicionais que atraem visitantes estrangeiros de várias partes do país e do mundo, como a Expofeira, o Réveillon, a Festa de São Tiago, o Carnaval e o Encontro dos Tambores. Essas ações são fortalecidas pelo Plano de Marketing de Turismo, lançado recentemente, que orienta estratégias de divulgação e promoção do destino em nível nacional e internacional.

imagem colorida mostra o marco zero do equador, em macapá
Marco zero do equador, em macapá. Foto: Gabriel Penha/GEA

O turismo regional também vem se consolidando como um importante vetor de desenvolvimento. Atualmente, 11 municípios amapaenses integram o Mapa do Turismo Brasileiro, programa do Ministério do Turismo (MTur), entre eles Macapá, Santana, Oiapoque, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Tartarugalzinho e Itaubal.

“Nosso objetivo é fazer com que cada região do estado seja reconhecida por suas belezas e autenticidade. Estamos trabalhando para que o turismo gere emprego, renda e orgulho para os amapaenses”, concluiu a secretária

*O conteúdo foi originalmente publicado na Secretaria de Cultura do Amapá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Banzeiro da Esperança na COP30: Projeto investiga legado pós-COP30 no Pará

O projeto visa fazer uma análise crítica a respeito das transformações sociais realizadas na capital paraense para a recepção da COP30.

Leia também

Publicidade