Bioparque preserva maior espaço urbano de área verde no Amapá e abriga 3 biomas

O parque é um dos maiores centros de biodiversidade do país e oferece diversas atrações para os visitantes.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

A Amazônia é cercada de lugares ecológicos que conscientizam a população sobre a importância da maior floresta do mundo e toda a sua biodiversidade. Em Macapá (AP), o Bioparque da Amazônia é uma janela de 107 hectares verde com atividades educativas e de lazer para os visitantes.

O local é um espaço natural formado por ecossistemas que integram floresta de terra firme, cerrado e campos inundados (áreas de ressaca), com uma riqueza de espécies animais e vegetais. Funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

Entre as atrações do Bioparque, estão o meliponário, que abriga abelhas sem ferrão responsáveis pela polinização das plantas; o orquidário, que reúne diversas espécies nativas da região amazônica e as trilhas naturais, que levam os visitantes a conhecer a fauna e flora do local. 

O parque também oferece opções de turismo de aventura, como arborismo, canoagem e tirolesa. Além disso, o Bioparque apoia estudos, pesquisas e projetos ambientais voltados para a proteção da biodiversidade local.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

Para o biólogo do parque, Geraldo Biondi, o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, é sempre uma oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente não somente na data, mas diariamente. 

“A Amazônia é um patrimônio natural que abriga uma diversidade biológica incomparável. Ela é essencial para o equilíbrio climático e para a qualidade de vida de milhões de pessoas. Por isso, precisamos valorizar e proteger esse bioma, que é um dos maiores tesouros da humanidade”,

afirma.

O Bioparque da Amazônia é um dos principais pontos turísticos de Macapá e tem diversão para toda a família. O parque está localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto estuda biocurativo para tratamento de feridas na pele com óleo de copaíba e melatonina

A pesquisa realizada em Mato Grosso mostra que substâncias ativas no biocurativo garantem um tratamento eficaz com números de aplicações reduzidas.

Leia também

Publicidade