Foto: Reprodução/Estação das Docas
A Estação das Docas é um símbolos turísticos de Belém (PA). É um complexo que reúne símbolos da cultura da região amazônica, unindo gastronomia, moda e diversos eventos ao longo do ano. Foi inaugurada em 13 de maio de 2000 e, nos 500 metros de orla, do antigo porto de Belém, possui 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O Armazém 1 foi batizado de Boulevard das Artes, o Armazém 2 é da Gastronomia e o Armazém 3 é conhecido como o espaço para Feiras e Exposições. Os Boulevares são resultado do trabalho de restauração dos armazéns do local, que seria como porto. O complexo é administrado pela Organização Social Pará 2000.
Leia também: Seis lugares para desfrutar os encantos de Belém
De acordo com dados do site oficial, o local é um dos cartões postais mais visitados do Pará e “recebe em média um milhão e meio de visitantes ao ano”. Confira três coisas que você só encontra na Estação das Docas:
Boulevard das Artes
No Armazém 1, o que atrai os visitantes é uma exposição permanente que conta, através de peças, a história da navegação no Pará. O mesmo armazém possui lojas com produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. A área também é um ponto de encontro para quem ama música, pois apresentações ocorrem regularmente, além dos projetos realizados nesta parte do complexo.

Boulevard da Gastronomia
Cairu. Essa palavra te lembra algo? A enciclopédia gastronômica TasteAtlas, responsável por elencar pratos e receitas de destaque em todo o mundo, inseriu, pela segunda vez, em 2024, o sorvete de açaí feito pela Cairu como um dos mais icônicos do mundo.

Presente na Estação das Docas, a sorveteria é apenas uma das atrações culinárias regionais que atraem apetites curiosos. O espaço conta com restaurantes e lanchonetes com cardápios que vão de pratos típicos e tradicionais à culinária internacional.
Leia também: Sorvete de açaí feito no Pará é eleito um dos mais icônicos do mundo pela segunda vez
Boulevard das Feiras e Exposições
Como bem designado, esta área, que tem como anexo o Teatro Maria Sylvia Nunes, é destinada a feiras, exposições, congressos, encontros, eventos sociais e variados, inclusive casamentos.

A orla do complexo é uma atração a parte, onde os visitantes podem apreciar a bela vista para a Baía do Guajará e aproveitar apresentações culturais gratuitas como os projetos Pôr do som e Cantando na Orla, além de diversas programações especiais.