Milk-shake é bom, né? Mas com o sabor da Amazônia a bebida fica ainda mais gostosa e refrescante
Milk-shake é bom, né? Mas com o sabor da Amazônia a bebida fica ainda mais gostosa e refrescante
A paraense Luana de Sousa Oliveira apresentará sua tese de etno-turismo sobre a Amazônia. Exposição reúne fotografias de povos da região.
O prato é uma combinação do peixe filhote, com leite de castanha, pele de pirarucu torrada e "biscoito" de açaí.
Nos próximos três meses, prato que faz parte da gastronomia no Amazonas fará parte da promoção de viagens ao Estado.
O prato desenvolvido pela chef Débora Shornik mistura os temperos que fazem a gastronomia da Amazônia única.
Amostras apresentaram aroma de fruta e adstringência típica de vinhos secos e aceitação sensorial de 74%, passando o nível exigido para ser lançado no mercado.
O sorvete de açaí foi o destaque, descrito como "muito apreciado por seu sabor rico e distinto que equilibra perfeitamente doçura e acidez".
Os testes sensoriais são importantes para o desenvolvimento de novos produtos, melhorias de produto existente, comparação com concorrente e mais.
O sabor e a qualidade da farinha, ao longo do tempo, dependem de fatores como a umidade e armazenamento.
Existem dezenas de frutas super populares na região, mas que, na verdade, nem são originárias da Amazônia.
Em 2017, a farinha de Cruzeiro do Sul alcançou uma conquista histórica ao se tornar o primeiro produto brasileiro derivado da mandioca a obter o selo de Identificação Geográfica.
A farinha de Cruzeiro do Sul se aperfeiçoou após a chegada dos primeiros migrantes, principalmente cearenses, que fugiam da Grande Seca do Nordeste entre os anos 1877 e 1880.
Considerada uma planta alimentícia não convencional a taioba é uma hortaliça que ajuda no combate ao envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.
Esses lugares vão além dos sabores tradicionais e fazem os clientes experimentarem culturas diferentes sem precisar ir longe.
Em 2015, na comemoração de 15 anos, não havia bolo, então a Prefeitura de Boa Vista passou a distribuir paçoca para a população, tornando-se tradição. Depois disso, todos os anos, o recorde de maior paçoca é ultrapassado.
Existem vários tipos de pimenta populares na culinária que podem agregar diferentes sabores às tradicionais receitas da Amazônia.
De origem peruana, o ceviche é um prato de peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico.
O "micro" camarão possui o tamanho máximo de apenas dois centímetros e é considerado o menor do mundo.
As narrativas textuais e imagéticas têm ajudado a mostrar que, tais práticas e experiências, apesar de relativamente antigas, se mantêm frente a um contínuo processo de modernização
Coxinha com massa de açaí e recheio de peixe frito com vinagrete, pato no tucupi com arroz negro e a de massa de maniçoba estão entre as opções mais diferentes.