Manaus 30º • Nublado
Sábado, 28 Janeiro 2023

Ação humana pode afetar Amazônia milhares de vezes mais rápido que processos naturais

Mudanças causadas pela ação humana são capazes de afetar todo o continente em séculos ou décadas. São, portanto, centenas a milhares de vezes mais rápidas quando comparadas a processos climáticos e geológicos.

Estudo mostra relação entre pombas e desmatamento

As aves, por serem altamente sensíveis às modificações, são consideradas de forma geral como excelentes indicadores da qualidade de determinado ambiente.

Portal Amazônia responde: quem é o Cacique Raoni?

Líder indígena brasileiro e ambientalista, Raoni Metuktire é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.

Desmatamento cresce 23% na Amazônia em novembro e faz acumulado de 2022 ser o maior em 15 anos

O acumulado desde janeiro chegou a 10.286 km², o que equivale à devastação de 3 mil campos de futebol por dia, segundo dados do Imazon.

Incêndios florestais aumentaram no Sudoeste da Amazônia após novo Código Florestal

Aumento de Incêndios florestais no sudoeste do Amazonas foi de 66% em 2012, data de aprovação do novo Código Florestal, para 84% em 2019, ano de pico de áreas afetadas pelo fogo.

Alertas de desmatamento na Amazônia têm segundo pior novembro da série histórica, aponta Inpe

Alertas detectados pelo Deter chegaram a 554 km², área um pouco maior que o tamanho de Maceió. Série de medições do instituto começou em 2015.

Cientistas afirmam que novo modelo de desenvolvimento é essencial para salvar a Amazônia - e o mundo

Para o climatologista Carlos Nobre é importante buscar soluções inovadoras, uma vez que não existe hoje uma economia em escala global, ou mesmo amazônica ou nacional, que valorize os produtos da floresta.

Reserva Chico Mendes lidera ranking de áreas protegidas mais pressionadas pelo desmatamento, aponta Imazon

De acordo com os dados do levantamento trimestral, a Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, foi a unidade de conservação federal mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento da Amazônia entre julho e setembro deste ano.

Estudo aponta que incêndio na Amazônia está mais ligado ao uso do fogo em pastagem e ao desmate do que à seca

Segundo os autores, a maioria dos períodos com alto número de focos de incêndios está mais relacionada com as queimadas agrícolas e com o desmatamento do que com as condições de seca extrema.

Impactos da mineração na Amazônia podem ser mais danosos que a atividade exploratória, aponta pesquisa

Projeto desenvolvido por pesquisadores da USP simula atividade mineradora na região amazônica a fim de analisar os impactos secundários da exploração.

Diagnóstico sobre a criminalidade na Amazônia é elaborado por ONGs

Pesquisadores apresentaram agenda com 93 propostas para fortalecer a segurança pública e a proteção ambiental na região.

Desmatamento deve ultrapassar 6 mil km² na região da Calha Norte, na Amazônia

Mantido o quadro atual, a previsão é de intenso desmatamento nas próximas três décadas.

Pesquisa estima quanto o desmatamento na Amazônia pode aumentar se a mineração for liberada na região

O resultado do estudo foi publicado na revista científica Nature Sustainability em meio a discussões de projetos de lei no Congresso Nacional que preveem a autorização de mineração em áreas protegidas, incluindo Terras Indígenas (TIs).

Fumaça das queimadas da Amazônia cria "corredor" e se estende para o sul e sudeste do Brasil

A nuvem de fumaça atingiu cidades como São Paulo, Porto Alegre, Santa Catarina e até mesmo a Bolívia, prejudicando a visibilidade e um forte cheiro de fumaça.

Mais de 361 milhões de árvores foram cortadas na Amazônia Legal em 2022, informa Greenpeace

A região amazônica tem sofrido com desmatamentos e queimadas nos últimos anos. Só nos primeiros dias de setembro de 2022, foram registrados mais de 16 mil focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Quase 30% de queimadas da Amazônia Legal aconteceram no Estado do Mato Grosso, aponta ICV

A área equivalente a quase 2 vezes o estado de Sergipe foi atingida pelo fogo na Amazônia Legal, de janeiro até 7 de agosto de 2022

Queimadas e desmatamento na Amazônia: para onde a fumaça está indo?

Modelos climáticos indicam a chegada de fumaça da Amazônia ao Rio Grande do Sul antes de uma frente fria.

Em 37 anos o Brasil perdeu 13,1% de vegetação nativa, aponta MapBiomas

Levantamento indica que entre 1985 e 2021, a perda de vegetação nativa ocorreu em florestas, savanas e outras formações não florestais.

Imazon informa que desmatamento registrado na Amazônia Legal é o maior em 15 anos

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto apontam uma área equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo foi derrubada entre agosto de 2021 e julho de 2022.

Sobrevoo flagra focos de queimadas na região entre Amazonas e Rondônia; Veja fotos

Análise do Greenpeace Brasil aponta que, com o aumento do desmatamento em Rondônia, "naturalmente" a fronteira vai se movendo, entrando no Sul do Amazonas e se aproximando de áreas essenciais para a biodiversidade do planeta.