O período é definido levando em consideração aspectos como sazonalidade local e previsão de regime pluviométrico para o Estado.
O período é definido levando em consideração aspectos como sazonalidade local e previsão de regime pluviométrico para o Estado.
Os alertas de desmatamento aumentaram em 170% no Tocantins, 122% no Acre, 113% no Mato Grosso, 107% em Rondônia e 99% no Amazonas.
Segundo o Observatório do Clima, essa é a primeira vez na história dos sistema Deter-B, do Inpe, que os alertas mensais de desmatamento ultrapassam 1.000 km² no mês de abril.
A terra indígena Trincheira/Bacajá, no Pará, foi a mais ameaçada pela destruição nos últimos dois meses de 2021 de acordo com o estudo realizado pelo Imazon.
O lançamento do Plano de Ação deste ano está marcado para esta quarta-feira (13), quando o governador também assinará o decreto prevendo o período de emergência ambiental durante a estiagem e a proibição do uso do fogo no Estado.
O objetivo do projeto é combater o desemprego estrutural relacionado à crise climática
De acordo com um estudo divulgado na revista Nature Climate Change, mais de três quartos da floresta amazônica já perdeu resiliência nas últimas duas décadas devido a um aumento dos eventos extremos
A ação vai mobilizar a 1,2 mil agentes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF); Força Nacional de Segurança Pública; Ibama e ICMBio
De acordo com dois estudos liderados pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) apontam que as ações realizadas pelo homem interferem no comportamento e na distribuição de mosquitos transmissores de malária na região amazônica
O empresário dono da SpaceX planeja viagem ao Amazonas para anunciar operações do sistema de satélites 'Starlink'.
Segundo estudo publicado em revista internacional, peixes sensíveis a alterações no ambiente estão sendo substituídos pouco a pouco por espécies mais resistentes aos impactos.
As áreas mais desmatadas são ocupadas por grileiros, posseiros e fazendeiros em ramais partindo da Rodovia Transamazônica.
A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) em parceria com as universidades britânicas de Leeds e Oxford.
Estudo do WWF aponta que avanço da agropecuária tem reduzido a biodiversidade não só na Amazônia, mas também no Cerrado.
Dados reunidos de 2015 e 2020 mostram que a mineração desmatou 405,36 km² da Amazônia Legal, cerca de 40,5 mil campos de futebol.
A Polícia Federal ainda não analisou a qualidade da água, mas os investigadores alertam para o risco da presença de produtos químicos como mercúrio e cianeto, usados geralmente por garimpeiros na extração dos minérios.
Para o combate a incêndios ambientais no território, o órgão aponta que contratará 1.700 brigadistas que atuarão especialmente na Amazônia Legal.
De janeiro a dezembro, foram destruídos 10.362 km² de mata nativa, o que equivale a metade do Estado de Sergipe.
Estudo realizado por cientistas brasileiros e estrangeiros na Embrapa Amazônia Oriental (PA) relevou que nas áreas estudadas houve uma diferença de quase 80% no número de espécies que visitaram as flores da palmeira.
Pesquisa do Imazon analisou o Índice de Progresso Social (IPS) das 772 cidades da Amazônia Legal e mostra que a destruição da floresta está associada ao baixo desenvolvimento.