Agricultores e povos indígenas conservam 70 mil hectares de florestas amazônicas

Cerca de 4 mil produtores e comunidades indígenas de Ucayali e Huánuco estão participando desse esforço, aplicando boas práticas ambientais, segundo o Minam.

Foto: Divulgação/Agência Andina

Nos últimos seis anos, mais de 4 mil produtores agrícolas e comunidades indígenas impediram o desmatamento em aproximadamente 70.000 hectares de florestas amazônicas em Huánuco e Ucayali, no Peru, relatou Raquel Soto, vice-ministra de Desenvolvimento Estratégico de Recursos Naturais.

Este esforço destaca a implementação do projeto ‘Paisagens Produtivas Sustentáveis ​​na Amazônia Peruana’, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente (MINAM), com apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta intervenção promove a gestão integral do território, em coordenação com atores públicos e privados; organizações de produtores e federações indígenas das regiões citadas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Nessa iniciativa, produtores agrícolas e povos indígenas adotaram práticas ambientais como o manejo integrado do solo, o uso de fertilizantes orgânicos, a proteção de fontes de água, a restauração florestal e a incorporação de sistemas agroflorestais e silvipastoris. “Essas medidas contribuem para a restauração dos serviços ecossistêmicos e o desenvolvimento sustentável das unidades produtivas”, afirmou.

Durante a visita à área de intervenção do projeto (29 e 30 de abril), a vice-ministra Raquel Soto e o representante do PNUD, Xavier Hernández, conversaram com produtores de cacau, óleo de palma e pecuária, que compartilharam os avanços alcançados por meio desta iniciativa para alcançar uma produção em equilíbrio com a natureza.

Nesse contexto, destacaram os avanços nos modelos de governança territorial, na capacidade técnica e nos mecanismos financeiros implementados pelas comunidades indígenas e pelos pequenos e médios produtores de ambos os departamentos. Também foram mostrados os resultados da produção sustentável de cacau e da pecuária; e foi dada ênfase à necessidade de replicar essas boas práticas.

O representante do PNUD, Xavier Hernández, expressou a disposição de sua instituição em continuar apoiando iniciativas que protejam a biodiversidade e as florestas, promovendo meios de subsistência sustentáveis ​​para o bem-estar das pessoas.

“Esta experiência demonstrou resultados de alto impacto com potencial transformador para fortalecer ainda mais a atividade produtiva em harmonia com a gestão sustentável dos ecossistemas da Amazônia peruana”, enfatizou.

Paisagens produtivas sustentáveis

O projeto (iniciado em 2018) demonstra que é possível desenvolver a produção em harmonia com a conservação dos recursos naturais. Seu objetivo é contribuir para a redução do desmatamento e a restauração florestal na província de Puerto Inca (Huánuco), bem como na província de Padre Abad e no distrito de Nueva Requena (Ucayali).

Cerca de 1.900 produtores de cacau, mais de 1.500 pequenos produtores de palma e 590 pecuaristas foram beneficiados. Todos eles realizam seu trabalho com padrões ambientais.

*Com informações da Agência Andina

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Marinhagem manauara: livro explora condições de trabalho nos séculos XIX e XX

O livro de Caio Giulliano Paião resultou de uma extensa pesquisa historiográfica acerca das estruturas de poder que ditavam as relações de trabalho da categoria marítima em Manaus neste período.

Leia também

Publicidade