A colaboração firmada no protocolo acontecerá nas áreas temáticas de Clima e Saúde; Clima, Florestas e Serviços de Ecossistemas; e ainda Mobilidade Urbana, Cidades Inteligentes e Cadeias Logísticas Associadas.
Durante encontro realizado em Portugal, no dia 2 de fevereiro, o Governo de Rondônia realizou a assinatura do ‘Protocolo de Intenção’ junto ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), referência mundial em inovação e tecnologias sustentáveis. A colaboração firmada no protocolo acontecerá nas áreas temáticas de Clima e Saúde; Clima, Florestas e Serviços de Ecossistemas; e ainda Mobilidade Urbana, Cidades Inteligentes e Cadeias Logísticas Associadas.
Cumprindo agenda no país europeu, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que o Estado tem desenvolvido ações voltadas à sustentabilidade.
”Estamos comprometidos em buscar o que há de melhor em inovação e tecnologia para fortalecer a sustentabilidade em Rondônia. Acreditamos que um futuro mais próspero se faz com a integração entre o cuidado com o meio ambiente, o clima e o desenvolvimento econômico, combinados ao emprego de inovações tecnológicas”,
defendeu.
O protocolo inclui tratamento de dados geoespaciais e consultoria para planos de ação voltados à adaptação climática; desenvolvimento de políticas e projetos que mitiguem as emissões de carbono na mobilidade urbana; e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Relevância econômica e ambiental
Durante o cumprimento da agenda, o governador, após a assinatura do protocolo, manteve reunião com os representantes do CEiiA e da Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal (CCDR-N), para tratar de projeto sobre Sequestro Florestal de CO2.
A política de Sequestro Florestal de CO2 é debatida mundialmente como solução para amenizar o aquecimento global, que acontece naturalmente, especialmente pelas florestas, a partir da fotossíntese. Mas a tecnologia também pode colaborar nesse processo.
A remoção de poluentes atmosféricos possui relevância climática, ambiental e impacta o desenvolvimento, pois favorece as atividades econômicas, dando sustentabilidade aos negócios.