Parque Chico Mendes é 1º da Região Norte a receber selo de sustentabilidade de fundação holandesa de turismo

O selo é concedido a empreendimentos de turismo que tenham compromisso ambiental, com o objetivo de incentivar destinos e negócios a viajantes responsáveis.

O Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco (AC), recebeu o selo de sustentabilidade Good Travel Seal, da Fundação Holandesa Green Destinations durante cerimônia no dia 3 de julho. O selo é concedido a empreendimentos de turismo que tenham compromisso ambiental, com o objetivo de incentivar destinos e negócios a viajantes responsáveis.

Certificação foi articulada pelo Fórum Empresarial do Acre através do programa DEL Turismo, que atua em todo o país, além de apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI).

Desde janeiro, a equipe cuidou de toda a documentação necessária para as diversas etapas do processo de certificação. Foram avaliados 59 critérios entre prevenção contra poluição, resíduos, energia e clima, acessibilidade, entre outros. Em ato simbólico, o certificado foi fixado ao lado do Memorial Chico Mendes, trecho do parque que conta a história do seringalista e ativista ambiental acreano morto em 1988.

O Parque Chico Mendes é o primeiro da Região Norte a receber este selo. A administração do local espera que isso traga visibilidade. Joseline Guimarães, coordenadora do espaço, ressalta que muitos turistas procuram destinos que possuam responsabilidade ambiental e que a conquista do selo vai colocar o parque na rota internacional.

“Nós estamos sempre prontos para receber o turista, preparados da melhor forma possível que nos cabe. E [o certificado] foi montado em frente do Memorial Chico Mendes, que é um ato também mais simbólico ainda. Esse foi um motivo de muita alegria esse ano, a gente ficou muito feliz, é um espaço super agradável. Quem já veio visitar e quem ainda não veio, nós fazemos o convite, porque você vai ter uma experiência muito agradável. É um local totalmente integrado à natureza”, destacou a coordenadora.

Para receber o selo, os empreendimentos precisam cumprir os seguintes passos:

  • Inscrição
  • Relatório
  • Avaliação
  • Auditoria
  • Decisão de comitê
Foto: Aline Nascimento/g1 Acre

Uma das articuladoras da certificação, a coordenadora do Fórum Empresarial, Tíssia Veloso, destacou que a certificação abrange o período de um ano, e que durante esse tempo a ideia é que o parque melhore nos critérios que ainda não são satisfatórios para então obter uma certificação ainda melhor.

“A certificação funciona por um ano, e dentro desse primeiro ano a gente vai melhorar os critérios que a gente não conseguiu atender para, no próximo ano, tentar uma certificação melhor ainda”, ressaltou

O secretário municipal de Turismo, Coronel Ezequiel Bino, destacou o trabalho entre diversas instituições no processo de certificação. Com o apoio do Fórum Empresarial, Bino ressalta que o nome de Chico Mendes atrai olhares internacionais, e espera que o selo traga um maior número de visitantes ao parque.

“Essa instituição leva o nome do Parque Chico Mendes como um destino sustentável. E isso é muito observado pelos nossos turistas, pelos nossos visitantes. Então, a gente acredita que com isso, esse parque, que já é tão visitado por pessoas daqui do mundo, receba ainda mais turistas”, disse.

Parque Ambiental Chico Mendes é o 1º da região norte a receber selo de sustentabilidade

*Por Victor Lebre e Aline Nascimento, da Rede Amazônica AC

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade