Evento debate ações e políticas públicas no enfrentamento às mudanças climáticas na Amazônia

Terceiro encontro regional ICLEI Amazônia – Governos Locais Pela Sustentabilidade é sediado em Boa Vista (RR).

Para garantir a exploração de novas ideias para o desenvolvimento urbano e sustentável da Amazônia, Boa Vista vai sediar o 3º Encontro Regional ICLEI Amazônia – Governos Locais Pela Sustentabilidade. Com o tema “Educação pela Sustentabilidade na Amazônia”, o evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março, no Teatro Municipal. Os interessados em participar podem se inscrever aqui.

Promovido pela ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o evento vai reunir secretários e prefeitos da região Norte para discutir a importância da educação ambiental para o enfrentamento às mudanças climáticas, conhecer boas práticas em território amazônico e brasileiro e incentivar os municípios associados do ICLEI a implementar iniciativas transformadoras – e duradoras – através da educação.

Foto: Leo Costa/PMBV

“A prefeitura [de Boa Vista] é associada do ICLEI desde 2022 e essa é mais uma oportunidade que temos de mostrar as nossas metodologias para mais pessoas, como fizemos com a comitiva da Jordânia. Também vamos adquirir conhecimento com as demais cidades da Amazônia. Precisamos lutar contra o aquecimento global e a educação é o primeiro passo”,

disse o prefeito da capital roraimense Arthur Henrique.

As ações de projetos e programas da Prefeitura de Boa Vista, como o Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos, a Oficina de Educação Ambiental e Compostagem do ‘Crescer’ e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que contribuem ativamente para a sustentabilidade na capital, serão apresentados no encontro.  

Foto: Diane Sampaio/PMBV

O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos, já deixou o evento marcado na agenda. “Participei de outros encontros do ICLEI e voltei para casa com novas ideias. Aqui em Boa Vista, serão discutidos temas como o papel da educação ambiental no contexto amazônico, a importância da preservação da biodiversidade e dos recursos naturais da região”, contou.

O objetivo da urbanização sustentável é tornar harmônica a convivência entre os humanos e a natureza. Segundo o secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, é essencial que os governos trabalhem com responsabilidade e atenção para isso. 

“Também estamos envolvendo cidades como Canoas, Jauá e Boa Vista dos Guararapes, que têm feito ações importantes de formação de embaixadores da justiça climática. O objetivo é que todos possam conhecer a boa experiência de Boa Vista e trocar suas boas práticas em prol de uma conscientização mais ampla sobre a questão climática e da biodiversidade”, frisou.

ICLEI 

Sigla para International Council for Environment Initiatives (“Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais”, em tradução livre), o ICLEI –Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, contribui com políticas de sustentabilidade e impulsiona ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Abelhas são fonte de renda extra para agricultores familiares no Mato Grosso

Projeto Semêa, realizado pela Fundação Bunge, incentiva o uso de abelhas para fomentar agricultura regenerativa e de baixo carbono.

Leia também

Publicidade