Por pouco! Encontrei uma jararaca na trilha e quase sofri um acidente

As jararacas são bem comuns, principalmente nessa época de chuvas na Amazônia. A incidência entre janeiro, fevereiro e março aumenta, chegando até três acidentes por dia no estado de Rondônia.

Foto: Flávio Terassini/Acervo pessoal

As jararacas são viperídeos de uma família que pertence também a cascavel e a surucucu-pico-de-jaca. Mas a jararaca é a mais abundante, mais comum e a que mais causa acidentes no Brasil. De cada dez acidentes causados por serpentes, sete são causados por jararacas.

Elas são bem comuns, principalmente nessa época de chuvas na Amazônia. A incidência entre janeiro, fevereiro e março aumenta, chegando até três acidentes por dia no estado de Rondônia. E, na Amazônia, dezenas de acidentes e mais de 70 acidentes por dia no Brasil, só pela serpente jararaca.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Acidente com jararaca

O acidente com uma jararaca acontece do seguinte modo: ela inocula um veneno que causa muita dor, hemorragia, equimose (mancha roxa, azulada ou avermelhada na pele causada pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos e extravasamento de sangue sob a pele) e dor intensa. Um hospital tem que ser procurado o mais rápido possível.

É muito importante tirar a foto do animal para a sua identificação e para que o médico tome as atitudes corretas, pois para cada cobra existe um soro específico.

Cuidados

Ao entrar numa área de mata, seja para pescar, passear ou caminhar, é muito importante usar bota, perneira, calça fechada, camisa de manga longa, não colocar a mão em buracos debaixo de tronco de árvore, entulhos, e prestar bastante atenção onde anda, principalmente no período noturno que é quando as jararacas estão em maior atividade aqui na Amazônia.

serpente jararaca encontrada em trilha em Rondônia
Foto: Flávio Terassini/Acervo pessoal

Ao ver o animal, não mate porque elas também são muito importantes para o meio ambiente: elas se alimentam de roedores, de outros animais, então controlam a população desses animais da floresta desempenhando um papel fundamental na cadeia alimentar.

Além de ser predadoras de roedores que causam doenças, elas também servem de alimentos para outros animais como as aves, os gaviões e até outras serpentes. Por isso elas são muito importantes.

Segue a dica: ao encontrar uma jararaca, muito cuidado, não tente colocar a mão nela porque ela vai se defender inoculando veneno. Fotografe e sempre preste muita atenção ao entrar em áreas de floresta.

Leia também: Gigante: aranha-golias é um dos animais amazônicos que impressionam

Sobre o autor

Ticksman é o Flávio Aparecido Terassini, biólogo, professor universitário desde 2006, mestre em Ciências pela USP e doutorando pelo Bionorte.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fotógrafo realiza ensaio em lixão de Macapá e chama atenção para causa ambiental

Fotografias fazem parte de um projeto do profissional que também é ambientalista. Ensaio busca evidenciar o paralelo entre a vida urbana e a arte.

Leia também

Publicidade