Ufopa começa em agosto projeto sobre Saúde Digital na Amazônia

Desenvolvido no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho, do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação.

Ribeirinho da Amazônia. Foto: Miguel Monteiro/Instituto Mamirauá

O Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vai desenvolver o projeto Saúde Digital na Amazônia: Estratégias Interprofissionais e Interdisciplinares para o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Contextos de Vulnerabilidade. Esse projeto será desenvolvido no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho, do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação.

 📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Foto: Divulgação

As ações do projeto da Ufopa começam em 1º de agosto de 2025 com o objetivo de promover a integração entre ensino, serviço e comunidade por meio de estratégias interdisciplinares e interprofissionais, buscando soluções digitais inovadoras para qualificar a gestão do cuidado, mapear lacunas dos processos informacionais e ampliar a disseminação de informações em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenado pelo professor Hernane Santos Júnior, o projeto dará ênfase à Atenção Primária em Saúde (APS), tendo a proposta de buscar responder às especificidades e desafios dos territórios da Amazônia brasileira, utilizando tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramentas de transformação da realidade local.

Ufopa começa em agosto projeto sobre Saúde Digital na Amazônia
Ufopa pretende iniciar o projeto em agosto de 2025. Foto: Divulgação

Ao longo do período de execução (2025 a 2027), serão realizados diagnósticos situacionais sobre as fragilidades da rede municipal de saúde em relação ao uso das tecnologias digitais, além do desenvolvimento de testes e validação de ferramentas digitais voltadas à melhoria do acesso, do cuidado e da gestão da informação. O projeto também pretende fortalecer a cultura da saúde digital entre profissionais, gestores e usuários do SUS, fomentando a produção de conhecimento aplicado à realidade amazônica, com o uso de painéis de evidências para subsidiar a tomada de decisão e o planejamento em saúde.

O projeto será desenvolvido, exclusivamente, no município de Santarém, em articulação com a rede local do SUS, buscando contribuir para o fortalecimento da APS, inclusão digital e formação em serviço a partir das especificidades do território amazônico.

Leia também: Pesquisadores da Ufopa participam de criação da ‘Rede de Pesquisa em Aquicultura da Amazônia Legal’

Chamada para docentes tutores bolsistas

Arte: Reprodução/Ufopa

O Isco abriu chamada simplificada visando à seleção de docentes-tutores bolsistas, que atuarão em Grupos de Aprendizagem Tutorial (GATs) do projeto a ser desenvolvido em Santarém. São 20 vagas, sendo 10 vagas para docentes de cursos: Bacharelado Interdisciplinar em Farmácia, Medicina e Saúde Coletiva) e 10 para docentes das áreas tecnológicas ou correlatas (Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Informática Educacional).

As inscrições dos docentes podem ser feitas até sexta-feira, 11 de julho, pelo formulário eletrônico disponível aqui.

Além dos professores-tutores, também participarão do projeto 100 estudantes de graduação dos cursos vinculados aos docentes selecionados. As inscrições para os discentes vai até 15 de julho, pelo formulário eletrônico disponível aqui.

*Com informações da Ufopa

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade