Assembleia com indígenas das aldeias Wajãpi no Amapá e representantes do governo do Amapá. Foto: Divulgação/GEA
Uma reunião entre indígenas do Conselho das Aldeias Wajãpi (Apina) e representantes do governo do Amapá foi realizada no dia 23 de junho para discutir ações emergenciais e políticas públicas para a segurança alimentar, além de assistência técnica nas aldeias.
Durante a reunião, foi anunciado o início da emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), realizado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), além da entrega de 600 sacas de farinha e tapioca como forma de diminuir os impactos da praga da mandioca na região.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Outra ação importante que foi divulgada durante a reunião, foi a apresentação da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena (ATER Indígena), executada pelo Rurap, que conta com a atuação de cinco Agentes Socioambientais Indígenas (ASAs), capacitados e contratados pelo Governo do Estado para atuar diretamente no enfrentamento à crise nas aldeias. Esses agentes receberam certificados de capacitação durante o evento.
Um caminhão que vai ajudar na logística de comercialização da produção extrativista dos Wajãpi, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), foi anunciado como nova aquisição.
