Indígenas do Amapá participam de assembleia sobre ações emergenciais para segurança alimentar

Reunião foi realizada em Pedra Branca do Amapari, onde foi anunciado o início da emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além da entrega de 600 sacas de farinha e tapioca como forma de diminuir os impactos da praga da mandioca na região.

Assembleia com indígenas das aldeias Wajãpi no Amapá e representantes do governo do Amapá. Foto: Divulgação/GEA

Uma reunião entre indígenas do Conselho das Aldeias Wajãpi (Apina) e representantes do governo do Amapá foi realizada no dia 23 de junho para discutir ações emergenciais e políticas públicas para a segurança alimentar, além de assistência técnica nas aldeias.

Durante a reunião, foi anunciado o início da emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), realizado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), além da entrega de 600 sacas de farinha e tapioca como forma de diminuir os impactos da praga da mandioca na região.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Outra ação importante que foi divulgada durante a reunião, foi a apresentação da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena (ATER Indígena), executada pelo Rurap, que conta com a atuação de cinco Agentes Socioambientais Indígenas (ASAs), capacitados e contratados pelo Governo do Estado para atuar diretamente no enfrentamento à crise nas aldeias. Esses agentes receberam certificados de capacitação durante o evento.

Um caminhão que vai ajudar na logística de comercialização da produção extrativista dos Wajãpi, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), foi anunciado como nova aquisição.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade