Governo do Brasil apresenta, em Belém, ações para fortalecer a área de saúde para a Amazônia Legal

O Governo divulgou durante o evento Amazônia que Cuida, Ensina e Transforma: Potência da Força de Trabalho e da Educação em Saúde.

Foto: Divulgação

Na contagem regressiva para o início da Cúpula do Clima (também chamada de Cúpula dos Líderes), nos dias 6 e 7 de novembro, a agenda pré-COP segue em ritmo intenso na capital paraense. No dia 31 de outubro, o Governo do Brasil realizou o evento Amazônia que Cuida, Ensina e Transforma: Potência da Força de Trabalho e da Educação em Saúde, que integra a programação preparatória para a COP30.

Saiba mais: Portal Amazônia responde: o que é a COP 30?

A iniciativa reuniu, além de representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), gestores, trabalhadores e representantes de instituições de ensino e saúde da Amazônia Legal. O objetivo, segundo o governo, é fortalecer estratégias de formação, provimento e valorização dos profissionais de saúde na região, além de promover o diálogo interfederativo.

governo do brasil
Amazônia Legal. Foto: reproducão/youtube Ministério do Meio Ambiente

R$ 200 milhões

Durante o encontro, o secretário de governo da SGTES, Felipe Proenço, apresentou diversas ações do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do SUS na Amazônia Legal, com investimento de R$ 200 milhões. Entre as medidas estão o Mais Médicos Especialistas, que prevê 102 novos profissionais até o fim do ano; o Afirma-SUS, com 31 projetos de inclusão e diversidade na formação em saúde; e a expansão das Residências Médicas e Multiprofissionais, com 2.481 bolsas ativas e 148 novos programas selecionados.

Leia também: Governo anuncia medidas para valorizar pajés e saberes indígenas

Amazônia Legal

Segundo Proenço, o olhar estratégico para a Amazônia fortalece a capacidade formadora dos serviços, incentiva novas residências e contribui para fixar especialistas em territórios historicamente desassistidos.

“As ações do Ministério da Saúde têm a Amazônia Legal como território formador, inovador e estratégico para o futuro do SUS, promovendo equidade, sustentabilidade e valorização da força de trabalho em saúde na região”, afirmou.

Leia também: Governo Federal inicia ‘Defesa Civil Alerta’ no Norte e amplia rede de proteção nacional; entenda

Escuta ativa

Secretário adjunto de governo da SGTES, Jerzey Timóteo destacou que o evento regional permite uma “escuta ativa das realidades locais — indígenas, ribeirinhas e tradicionais —, contribuindo para a formação de profissionais da saúde de forma contextualizada e respeitosa com os saberes da região”. Ele destacou que o provimento de profissionais da saúde para a Amazônia Legal amplia o acesso da população a cuidados de média e alta complexidade, além de reduzir a necessidade de longos deslocamentos para capitais.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

EIXOS

O evento foi organizado em quatro eixos:

  • Provimento profissional e fortalecimento da Atenção Primária e Especializada — estratégias de interiorização e fixação de profissionais, além da ampliação de especialistas por meio de programas como Agora Tem Especialistas e Mais Médicos;
  • Formação em saúde e especialização profissional — expansão da formação técnica e das residências, integração ensino–serviço e valorização de práticas locais;
  • “Fazer saúde na Amazônia Legal: desafios e singularidades do trabalho” — condições de trabalho, deslocamento, infraestrutura, apoio às equipes, valorização dos profissionais e implementação do piso da enfermagem;
  • “Saúde, educação e saberes tradicionais” — interlocução entre medicina ocidental e práticas ancestrais.

*Com informação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade