#Série – Atividades ao ar livre: 4 lugares para fazer atividade física em Porto Velho

Porto Velho (RO) é uma capital amazônica que também oferece múltiplas oportunidades para quem deseja praticar atividade física ao ar livre. Desde grandes parques com trilhas até praças com academia ao ar livre, passando por circuitos iluminados, há opções que atendem diferentes perfis — de quem prefere caminhadas leves até quem busca treinos mais intensos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Todos os espaços reunidos formam uma rede de lazer público que favorece saúde, convívio social e acesso à natureza.

Entre parques, praças e circuitos, moradores encontram lugares com estrutura para caminhada, corrida, exercícios funcionais e convivência.

Leia também: #Série l A cara da Amazônia: 5 animais que são a cara de Rondônia

Pensando na busca por hábitos mais saudáveis e a valorização do contato com a natureza, o Portal Amazônia prepara uma série com foco em encontrar locais ideais nas capitais da Amazônia Legal para quem quer melhorar a qualidade de vida. Confira algumas opções em Porto Velho:

Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira

Localizado na Zona Norte, ao final da Avenida Rio Madeira, o Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira tem cerca de 390 hectares de mata nativa preservada.

No parque, há três trilhas para uso de visitantes: uma caminhada guiada de 3 km nos finais de semana e feriados, uma trilha suspensa de 900 metros dentro da floresta, e uma trilha educativa.

Também há playground coberto, área de piquenique, museu do acervo biológico, viveiro municipal de mudas nativas e frutíferas, internet gratuita e água potável. O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.

Imagem colorida mostra Parque Natural Raimundo Paraguassu de Oliveira em Porto Velho e ponte com pessoas andando em meio a floresta
Foto: Leandro Moraes/Sema Porto Velho

Parque Circuito Doutor José Adelino

O Parque Circuito está localizado na Avenida Lauro Sodré, no bairro Nacional, próximo ao Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira. Funciona diariamente das 5h às 22h.

Oferece pista de caminhada de cerca de um quilômetro, área verde com gramado aparado, campo para futebol, vôlei de areia, playground, bancos e mesas, banheiros e chuveirão, bem como espaço para parquinho infantil.

Foto: Divulgação/Semusb Porto Velho

Parque Jardim das Mangueiras – Skate Parque

O Skate Parque, também conhecido como Parque Jardim das Mangueiras, está localizado no bairro Cuniã.
Tem pista de caminhada pavimentada, quadras esportivas, pista para skate e patins, academia ao ar livre, brinquedos infantis e espaço para piqueniques. O local funciona diariamente das 5h às 24h.

Foto: Leandro Morais/Sema Porto Velho

Parque da Cidade

O Parque da Cidade é outro espaço estruturado para atividades físicas ao ar livre. Possui pistas de caminhada e corrida, quadras de areia para vôlei e futevôlei, áreas para passeios com pets e aulas promovidas pela prefeitura municipal, como zumba, dentro de programas de bem-estar.

O parque conta com estações de hidratação, bebedouros e estrutura que favorece exercícios mesmo em dias de calor intenso.

Foto: Junior Dantas – SMC/ Porto Velho

Outras opções em Porto Velho

Em Porto Velho há também iniciativas voltadas para levar atividades orientadas à população em espaços públicos. O Projeto “Viva Bem” promove vários exercícios funcionais como zumba e diversas outras aulas aeróbicas em diversos polos: Parque da Cidade; bairros como Nacional, Esperança, Areal, Cohab; e também em distritos.

Esses polos utilizam praças, quadras poliesportivas abertas ao público ou áreas de lazer ao ar livre, proporcionando acesso gratuito à prática esportiva com acompanhamento.

Alguns espaços se destacam pela estrutura noturna, permitindo atividades mesmo após o pôr do sol. O Parque Circuito, por exemplo, funciona até as 22h com iluminação em LED. O Skate Parque também oferece uso noturno, com pista pavimentada, área verde e luz adequada, sendo uma das principais opções para quem prefere praticar exercícios ao final do dia.

Os horários variam de acordo com o local, mas muitos parques abrem já às 5h da manhã para atender quem busca treinar antes do calor mais intenso. A recomendação para quem frequenta os espaços para fazer atividade física é utilizar roupas leves, manter uma hidratação constante e preferir os horários de menor incidência solar, como início da manhã e final da tarde.

Confira outras cidades da série:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade