Exército desativa garimpo na Terra Yanomami e apreende munições, ouro e cocaína em Roraima

O garimpo Mutum fica no extremo Norte de Roraima, conforme o Exército. No local, foram apreendidos 200 ml de mercúrio, 5g de cocaína e 25g de ouro, além de materiais de garimpo ilegal.

Um garimpo denominado Mutum foi desativado na Terra Yanomami durante uma operação do Exército nesta sexta-feira (11) em Roraima. Entre os itens encontrados foram apreendidos materiais de extração mineral, drogas, munições e ouro.

Dois suspeitos foram apreendidos e encaminhados à sede da Polícia Federal, que atuou junto ao Exército durante a operação.

Conforme o relato do Exército foram apreendidos 200 ml de mercúrio, 5g de cocaína e 25g de ouro que estavam junto de celulares, balanças de precisão e cadernos contendo anotações de comércio de material ilegal.

Parte do material apreendido pelo Exército durante a desativação do garimpo Mutum — Foto: Divulgação/Exército

Entre os materiais usados para o garimpo ilegal foram encontrados uma britadeira, uma motosserra, uma furadeira, um maçarico, uma maleta de ferramentas e uma serra mármore.

Também foram encontrados carregadores de pistola 9mm, munições de 9mm, quatro caixas de munição calibre .20 e uma espingarda calibre .20.

A ação faz parte da Operação Verde Brasil 2 e foi conduzida pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva. 

Espingarda encontrada no garimpo Mutum, dentro da Terra Yanomami — Foto: Divulgação/Exército

Terra Yanomami

A Terra Yanomami é a maior do Brasil, com mais de 9 mil hectares distribuídos entre os estados de Roraima e Amazonas, a região abriga 26.780 indígenas. A estimativa é que cerca de 20 mil garimpeiros ilegais estejam infiltrados no território.

O local é considerado o mais vulnerável ao coronavírus entre as regiões indígenas da Amazônia por um estudo elaborado pelo Instituto Socioambiental (Isa), parceiro no relatório, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A pandemia de coronavírus avançou 250% em três meses dentro da Terra Indígena Yanomami. Um em cada três moradores da região pode ter sido contaminado, segundo relatório inédito produzido por uma rede de pesquisadores e líderes Yanomami e Ye’kwana. 

Cartaz estendido no garimpo — Foto: Divulgação/Exército

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade