Espécie em ameaça: filhote de porco queixada é resgatado ainda com cordão umbilical em Roraima

Esta é uma das duas espécies de porco-do-mato silvestre que existem no Brasil

Um filhote de porco queixada, espécie em ameaça de extinção, foi resgatado em um sítio no município de Mucajaí, ao Sul de Roraima. O bicho era tão jovem que foi encontrado ainda com o cordão umbilical por um morador, de 51 anos, que contou à Polícia Militar que não havia nenhum outro animal por perto.

Ainda de acordo com o homem, o filhote não saía do meio da estrada e ele não conseguiu pegá-lo sozinho. Por isso, fez contato com um sargento da PM para conseguir retirar o bicho da estrada no domingo (28).

Segundo o pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo, trata-se de um filhote “bem novo” da espécie Tayassu pecari, conhecida popularmente como queixada ou porcão. Esta é uma das duas espécies de porco-do-mato silvestre que existem no Brasil.

“É uma espécie que, apesar de ser encontrada em diversas áreas do Estado, é atualmente considerada ameaçada e bastante sensível à pressão humana, já que é uma espécie intensamente caçada e necessita de grandes áreas naturais para manter suas populações em níveis sustentáveis”, explicou o ecólogo.

Após ser resgatado pela PM, o bicho foi alimentado com leite por uma seringa e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade