Foto: Reprodução/YouTube – Amazon Sat
O encontro de presidentes e representantes dos sindicatos rurais de Roraima aconteceu durante a programação da 10ª Festa da Banana, no município de Caroebe, com o objetivo de fortalecer a integração das lideranças que colaboram para o desenvolvimento agro no estado.
No evento também foram elencados assuntos como quais ações foram realizadas ao longo de 2024, programas de capacitação, assistência técnica e programas de promoção social.
Segundo o presidente do FAER/SENAR – junção administrativa de duas instituições que trabalham para melhorar a vida de quem vive no campo -, Sílvio de Carvalho, foi satisfatório reunir os líderes em prol de melhorias da classe.
“Por três dias estamos aqui. Nós conseguimos reunir de todos os municípios os nossos diretores e presidentes de sindicatos, que acaba sendo uma grande integração do setor agro, além do Senar que tem realizado um grande trabalho aqui”, declarou.
A federação de Roraima ainda listou os principais assuntos discutidos durante o evento:
– Estratégias para aumentar a produtividade agrícola em Roraima;
– Infraestrutura e logística para escoamento da produção;
– Políticas públicas de apoio ao pequeno e médio produtor rural;
– Incentivo à adoção de tecnologias no campo para melhorar a competitividade.
Houve, também, avaliação da evolução do setor agro em Roraima, com o consenso de que o setor agropecuário está em crescimento constante, especialmente em culturas como a banana e a soja.
A federação também tornou público as carências de benfeitorias necessárias no setor agro, como a necessidade de melhorias em infraestrutura rodoviária para facilitar o transporte de insumos e produtos; a ampliação do acesso à irrigação e sistemas hídricos em áreas rurais; além de investimentos em formação técnica e capacitação de trabalhadores; e o fortalecimento da segurança no campo.
Principal dificuldade
Quanto as dificuldades enfrentadas, os líderes relataram o acesso ao crédito rural, principalmente para pequenos produtores; e problemas recorrentes com a regularização fundiária e ambiental, que por vezes impede muitos produtores de obterem financiamentos.
Vídeo: Reprodução/Youtube – Amazon Sat