Rio Pirarara: projeto busca voluntários para recuperação de rio em Cacoal

O Projeto Águas do Pirarara quer ajudar na restauração ecológica, ou seja, na recomposição florestal de áreas degradadas em Cacoal

Agricultores, proprietários rurais e voluntários podem se cadastrar para participar do projeto de recuperação de nascentes e entorno de cursos de água em Cacoal (RO). O foco é a recuperação da bacia do Rio Pirarara.

Os interessados podem se inscrever online (clique aqui para preencher o formulário) ou pelo telefone (69) 9 8486-3001.

Rio Pirarara em Cacoal, RO — Foto: Rogério Aderbal/Arquivo g1

O Projeto Águas do Pirarara quer ajudar na restauração ecológica, ou seja, na recomposição florestal de áreas degradadas em Cacoal para evitar o possível colapso na captação e no fornecimento de água nas regiões rural e urbana.

A limpeza dos rios também traz benefícios à fauna e flora. O lixo prejudica os animais que vivem no local. O plástico, por exemplo, pode sufocá-los e caso seja ingerido pode até levar à morte de peixes. Além disso, o resíduo descartado de forma irregular às margens dos rios pode causar alagamentos e se transformar em criadouro para mosquitos.

O projeto é organizado pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé, com apoio do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Jacarerana, o lagarto amazônico que nada como um jacaré

O jacarerana é amplamente encontrado ao longo da bacia amazônica, incluindo o baixo Tocantins, o alto Orinoco, a costa do Amapá, no Brasil, e áreas da Guiana Francesa.

Leia também

Publicidade