Manaus 30º • Nublado
Quinta, 02 Dezembro 2021

Portal Amazônia responde: por que o rio Madeira tem este nome?

Rio_Madeira_09072007

Um dos principais afluentes do rio Amazonas, o  rio Madeira  é considerado um rio "jovem" e com curso ainda em formação. Ele tem uma extensão de cerca de 3,3 mil quilômetros, nascendo na Cordilheira dos Andes, mas é no estado de Rondônia que ele se destaca, sendo um dos principais símbolos da capital, Porto Velho.

Mas e qual a origem deste nome, no mínimo curioso? O professor Waldemir Lima dos Santos, do curso de geografia da Universidade Federal do Acre (Ufac) explica que no período de verão ele inunda grandes áreas de planície vegetal, carreando troncos e restos de madeira em seu leito.

Na verdade, o rio só recebe o nome de Madeira no território brasileiro. Os indígenas, por exemplo, chamam o rio de Cuyari, que significa amor. Já pelos nativos, ele era conhecido como Iruri, o rio que treme.

Curiosidades

O Madeira possui a maior biodiversidade do mundo entre os rios já estudados. Mais de mil espécies de peixes, sendo 40 raros e desconhecidos, foram catalogados por pesquisadores durante estudos realizados para a construção da hidrelétrica Santo Antônio. Nele, são encontradas diversas espécies de peixes de grande porte como pirarara, dourada, jaús e piraíbas que chegam a ter dois metros de comprimento.

Há ainda diversas curiosidades históricas, entre elas, as primeiras expedições que foram realizadas nos séculos XVI e XVII, por espanhois e portugueses que desbravaram a Amazônia, os desafios para subir o rio repleto de trechos encachoeirados e os 445 mil achados arqueológicos como, por exemplo, os fragmentos cerâmicos de vasos, pedras que eram usadas como machadinhas, entre outras amostras históricas de sete sete mil anos atrás.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/