Mapa Hidrogeológico é lançado em Rondônia para fortalecer gestão das águas subterrâneas

De acordo com o SGB, ferramenta é essencial para o uso sustentável dos recursos hídricos e para o desenvolvimento ambiental e econômico de Rondônia.

Foto: Reprodução/SGB

O lançamento oficial do Mapa Hidrogeológico do Estado de Rondônia, realizado em 30 de maio, marcou um importante avanço para a gestão dos recursos hídricos da região, oferecendo uma base técnica e estratégica para o planejamento, proteção e uso sustentável das águas subterrâneas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Durante o evento, o chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração (DIHEXP) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valmor Freddo, apresentou as ações da sua divisão e destacou o empenho institucional no fortalecimento da gestão hídrica. Em seguida, o geólogo Thiago Feijó explicou o programa de cartografia hidrogeológica e detalhou a metodologia utilizada para elaboração do novo mapa.

Leia também: Projeto de lei cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

A geóloga Katarina Rempel ressaltou a importância do material para a conservação e o monitoramento dos aquíferos, fundamentais para garantir a segurança hídrica de Rondônia. Já o especialista Valdemiro Silva demonstrou o funcionamento do Sistema de Informação Geográfica (SIG) que integra o mapa, utilizando a plataforma QGIS (Quantum Geographic Information System), facilitando o acesso e a interpretação dos dados pelos usuários. O QGIS é um software de código aberto e gratuito para Sistema de Informações Geográficas (SIG). Ele é utilizado para criar, editar, visualizar, analisar e publicar informações geoespaciais.

O Mapa Hidrogeológico de Rondônia traz informações detalhadas sobre os principais aquíferos do estado, servindo como referência técnica para gestores públicos, pesquisadores, empresas e demais usuários interessados na temática da água subterrânea.

O projeto é resultado de uma articulação entre diversos órgãos e instituições, que compartilharam dados e experiências para construir uma base confiável e atualizada.

Segundo os organizadores, o evento também teve como objetivo promover a integração entre os entes federativos e estreitar os laços entre a União e o Estado de Rondônia.

“Trata-se de uma conquista coletiva, que fortalece as políticas públicas voltadas à gestão hídrica e beneficia diretamente a população rondoniense”, destacaram os participantes.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, especialistas e representantes de instituições estaduais e federais, como a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Alice Castilho; a presidente da Associação Profissional dos Geólogos de Rondônia (APROGERO), Suelem Lucena; a representante da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), Mônica Cerqueira e a coordenadora de Recursos Hídricos do Estado, Daniely da Cunha.

*Com informações do SGB

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PAA Indígena fortalece produção sustentável e dignidade aos Cinta Larga em Rondônia

O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas, com pagamento justo e logística garantida.

Leia também

Publicidade