Empresa em Rondônia transforma gordura de avestruz em suplemento

Óleo do avestruz é rico em ômegas 3, 6, 7 e 9, vitaminas e antioxidantes naturais. Suplementos são voltados ao suporte nutricional e à qualidade de vida.

José Francisco Cardozo cria avestruz em Mirante da Serra, interior de Rondônia. Foto: Francisco Cardozo

Uma empresa criada em Rondônia transformou o óleo de avestruz em suplemento alimentar e aposta na inovação e na pesquisa científica para conquistar espaço no mercado nacional. A fábrica, localizada em Mirante da Serra (RO), desenvolve produtos à base da gordura da ave, rica em ômegas e compostos bioativos. 

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

O diferencial do produto, segundo o biólogo e empresário José Francisco Cardozo, dono da fábrica, está na composição rica em ômegas 3, 6, 7 e 9, além de vitaminas e antioxidantes naturais. 

A ideia surgiu em 2004, após José assistir a uma reportagem sobre avestruzes, quando buscava alternativas sustentáveis para aproveitar uma pequena propriedade rural. O projeto também foi motivado por uma experiência pessoal: a perda de um sobrinho para o câncer despertou o interesse pela pesquisa de produtos naturais voltados à saúde e à qualidade de vida.

“Comecei estudando o potencial econômico da ave, mas logo percebi que a gordura do avestruz também tinha propriedades interessantes. Os primeiros testes foram feitos de forma artesanal e os resultados chamaram atenção”, conta.

Os testes iniciais foram realizados com aplicações externas, principalmente para cuidados corporais e tratamento de feridas. Com o tempo, as pesquisas avançaram para o uso nutricional do óleo. 

Leia também: Óleo de avestruz: Para quê serve?

avestruz-reproducao-cria-e-recria.jpeg
Foto: Reprodução

Entre 2004 e 2012, o projeto passou por diferentes etapas de pesquisa e desenvolvimento industrial. Os estudos envolveram instituições como o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e laboratórios especializados em São Paulo. 

Em 2012, a indústria foi oficialmente inaugurada em Mirante da Serra e recebeu registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF). De acordo com o proprietário, a empresa se tornou pioneira no mundo na utilização legalizada do óleo de avestruz como alimento. 

Óleo de avestruz

O óleo é extraído da gordura do avestruz por meio de um processo industrial próprio, sem o uso de produtos químicos agressivos ou aditivos artificiais. 

“O objetivo é preservar as características naturais do óleo, mantendo sua pureza e qualidade nutricional”, explica José Francisco.

Atualmente, a empresa produz óleo de avestruz em gotas, cápsulas e fórmulas combinadas com vitaminas, cúrcuma e outros nutrientes. Segundo o empresário, os suplementos são voltados ao suporte nutricional e à qualidade de vida, com foco na saúde preventiva.

*Por Raíssa Fontes, da Rede Amazônica RO

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Roraima tem menor taxa de analfabetismo da Região Norte em 2025

Levantamento do IBGE registrou um total de 16 mil pessoas analfabetas em Roraima. Idosos representam 62,5%.

Leia também

Publicidade