Pará foi o último Estado a se tornar independente de Portugal. Entenda:

A consagração da Adesão ocorreu após uma Assembleia no Palácio Lauro Sodré, em agosto de 1823.

Mesmo após o famoso grito de “independência ou morte” proclamado por Dom Pedro em 1822 próximo ao Rio Ipiranga, mesmo sem evidências concretas que permitam a comprovação histórica do fato, o Brasil não era totalmente livre.

Quase um ano após a data simbólica da independência de Portugal, uma província ainda não tinha aderido à independência do Brasil.

Você sabia que o Pará foi o último estado a se tornar independente de Portugal?

Foto: Divulgação

 A data é 15 de agosto de 1823. Apenas nesse dia que o estado do Pará, cuja capital na época era a única localizada no hemisfério norte, aderiu a independência.

A consagração da Adesão ocorreu após uma Assembleia no Palácio Lauro Sodré, onde o documento de adesão do Pará ao resto do país foi assinado, rompendo de vez com Portugal.

Palácio Lauro Sodré situado no bairro Cidade Velha, em Belém. Foto: Reprodução/Carlos Macapuna

 Estrela solitária

Na bandeira oficial do Brasil, os 26 estados e o Distrito Federal estão representados por uma estrela branca cada, sendo que na parte inferior existem 26 estrelas e na superior apenas uma estrela branca.

É comum fazer algumas associações da estrela solitária ao Distrito Federal, porém essa é uma comparação errônea: a estrela solitária presente no círculo azul da bandeira brasileira representa o estado do Pará, em referência ao fato histórico. 

Foto: Multiurso/Reprodução

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Personagens do quadro “Consciência Limpa” vencem o “Oscar” da arquitetura brasileira

Os personagens do quadro “Consciência Limpa”, produzido pela Fundação Rede Amazônica, foram vencedores do principal prêmio de arquitetura do...

Leia também

Publicidade