Ufopa é reconhecida como universidade mais sustentável da Região Norte

No ranking GreenMetric, a instituição ficou à frente de universidades como Ufam e Ufac. A divulgação do resultado ocorreu durante a COP 28.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi reconhecida como a instituição de ensino superior mais sustentável da Região Norte do Brasil, de acordo com o ranking GreenMetric. A divulgação do resultado ocorreu durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O ranking GreenMetric tem como objetivo principal contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e promover uma mudança social liderada pelas universidades em relação à questão da sustentabilidade. 

Além disso, busca ser uma ferramenta de auto avaliação sobre a sustentabilidade dos campi para instituições de ensino superior em todo o mundo, informando governos, agências ambientais internacionais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade desenvolvidos nas universidades.

Unidade Tapajós, Campus Santarém da Ufopa. Foto: Divulgação/Ufopa

O superintendente de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa, Eng. Vitor Viana, destaca a importância dessa conquista: “Desde 2020, a pontuação total da universidade no ranking GreenMetric vem aumentando constantemente. Isso demonstra o esforço contínuo da instituição em se tornar uma referência em sustentabilidade, não apenas na região amazônica, mas em todo o Brasil e no mundo”. Entre os quesitos em que a Ufopa recebeu maior pontuação está o tema “Energy and Climate Change”. 

Para a diretora de Gestão Ambiental da Ufopa, Erielma Amorim, é um privilégio estar entre as instituições mais sustentáveis do Brasil. Ela ressalta que “permanecer como a número um na Região Norte é extremamente gratificante, pois essa conquista reflete o compromisso institucional em prol do meio ambiente e da sustentabilidade, especialmente na região amazônica”.

O ranking GreenMetric avalia seis eixos principais: Configuração e Infraestrutura; Energia e Mudanças Climáticas; Desperdício; Água; Transporte; e Educação. A Ufopa obteve excelentes resultados em todos esses aspectos, consolidando sua posição como líder em sustentabilidade na região Norte, ficando à frente de instituições consolidadas como a Universidae Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Federal do Acre (UFAC).

“Essa conquista da Ufopa reforça a importância do compromisso das universidades com a sustentabilidade ambiental e social. A instituição se destaca como exemplo a ser seguido, inspirando outras instituições de ensino superior a adotarem práticas sustentáveis e a contribuírem para um futuro mais consciente e a preservação do meio ambiente”,

completou o titular da Sinfra, Vítor Viana.

O ranking GreenMetric pode ser acessado AQUI.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Mais de 34 mil pessoas moram em unidades de conservação no Acre, diz IBGE

Pesquisa divulgada em Rio Branco pelo IBGE mostra que são quase 12 milhões de brasileiros em unidades de conservação.

Leia também

Publicidade