Programa Paricá: edital impulsionará desenvolvimento sustentável no sudeste do Pará

Parceria entre Suzano, PPA, USAID Brasil e Aliança Bioversity & CIAT realiza sua primeira edição de edital em 2024.

Foto: Divulgação/PPA

Paricá – territórios em ação’ é um novo programa de impacto socioambiental que visa promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira, apoiando projetos e iniciativas que contribuam com a conservação da biodiversidade, a redução da pobreza e a promoção da diversidade e equidade.

Fruto de uma parceria entre a Suzano, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), USAID Brasil e Aliança Bioversity & CIAT, a primeira edição do edital será focado em cinco municípios na região sudeste do Pará: Abel Figueiredo, São João do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Rondon do Pará e Dom Eliseu.

“Essa parceria entre PPA e Suzano é muito importante para nós da USAID (…) representa um investimento de grandes empresas que são atores de impacto e reconhecem o seu papel em apoiar o desenvolvimento sustentável da região e da Amazônia. Isso é essencial”, afirma Catherine Hamlin, diretora de Meio Ambiente USAID Brasil.

Para realizar sua inscrição no edital, as organizações privadas sem fins lucrativos devem ser formalizadas há no mínimo dois anos, com registro legal no Brasil, e estarem alinhadas às políticas da Tese de Desenvolvimento Territorial da PPA e Estratégia de Sustentabilidade da Suzano.

Serão consideradas iniciativas que atendam a um dos eixos temáticos abaixo:
Eixo 1: Conservação Ambiental e Regeneração de Ecossistemas;
Eixo 2: Desenvolvimento Econômico Sustentável, Inclusão Social e Redução da Pobreza;
Eixo 3: Governança Territorial Participativa.

Foto: Divulgação/PPA

Com essa união de esforços, é possível contribuir para a qualidade de vida, geração de renda e fortalecimento da governança territorial das comunidades, por meio de projetos de capacitação, agroecologia e implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Ao final do projeto, pretende-se estabelecer um modelo de desenvolvimento sustentável integrado, que possa ser usado como referência para outros parceiros e regiões do Brasil.

O período de inscrições do edital será de 27 de novembro até 16 de dezembro de 2024, às 23h59 (horário de Brasília).

Para mais informações, acesse AQUI.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Manifesto denuncia Amacro, invasões a territórios e mercantilização da natureza

Documento é o resultado de um encontro entre povos do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, estados que compõem a Amacro.

Leia também

Publicidade