Indígenas Warao acolhidos pela Funpapa são vacinados contra a Covid-19

62 indígenas da etnia Warao foram vacinados com a primeira dose da Coronavac

Alegria, risos e esperança marcaram o dia dos 62 indígenas da etnia Warao, que foram vacinados nesta quarta-feira (3), com a primeira dose da Coronavac contra a Covid-19, pela equipe do programa “Consultório na Rua” da Secretaria de Saúde Municipal.

O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, esteve presente nesse momento tão importante para a comunidade Warao, já que o espaço de acolhimento onde vivem os indígenas é administrado pela Fundação. No espaço vivem 175 indígenas, e dentre eles 62 estavam aptos para tomar a vacina de acordo com os critérios estabelecidos para a vacinação.

O índice de mortalidade dos indígenas Warao por doenças altamente tratáveis é preocupante, o que reforçou a intenção da gestão de incluí-los na imunização que continuará em outros espaços de auto gestão.

“É gratificante ver a alegria deles recebendo a vacina. Como gestor, tenho um sentimento de dever cumprido ao ver as políticas públicas sendo efetivadas e direcionadas aos que mais precisam” afirmou o presidente da Funpapa.

Em Belém desde 2017, Seu Valentin Perez, 67 anos, e Petra Rojas, 63 anos, são casados e foram os primeiros a receber a vacina. Roisdael Calderon é um Warao que foi imunizado, declarou “a luta continua, mas agora nos sentimos mais fortes em saber que estamos protegidos por essa vacina contra essa doença que já matou muitos de nós – Warao”.

A imunização traz um alívio para os que vivem no espaço, como também aos que trabalham, no entanto, as ações de prevenção continuam sendo realizadas pela equipe da Funpapa, que atua na conscientização para que cada um possa se proteger e proteger ao próximo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: qual foi a primeira lei ambiental do Brasil?

Você sabe qual foi a primeira lei ambiental instituída no Brasil? No país, a legislação voltada à proteção dos recursos naturais remonta desde o período colonial.

Leia também

Publicidade