Arquivo Público lança exposição virtual sobre Adesão do Pará à Independência

Documento disponível na exposição virtual. Foto: Reprodução/ Agência Pará.

O Arquivo Público do Estado abre a exposição ‘A Adesão do Pará à Independência do Brasil: Registros do Arquivo Público’. A mostra, que acontece de forma virtual, apresenta documentos produzidos antes e depois da adesão, permitindo ao público conhecer os bastidores de um dos momentos mais marcantes da história regional. 

Foto: Divulgação

 📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Essa é a segunda vez que o Arquivo realiza uma exposição virtual. A primeira aconteceu em junho deste ano. A ideia de promover uma exposição virtual surgiu com o objetivo de incentivar o acesso aos documentos presentes no Arquivo, que no momento se encontra fechado devido a obras no espaço.

Leia também: 15/08: Conheça a história do feriado de Adesão do Pará à Independência

exposição
Foto: Reprodução/ Agência Pará.

No site da Secult, o público poderá conferir os documentos digitalizados e as suas respectivas transcrições para facilitar a leitura dos mesmos. A mostra ficará disponível até dia 31 de agosto. 

Segundo o diretor do Arquivo, Leonardo Torii, a proposta é “contextualizar esse evento tão importante para a história da nossa região para um público muito variado”. Ele explica que, por meio dos registros, presentes no Arquivo, será possível “visualizar todas as tramas, as negociações, os dramas de diversas autoridades, com outras autoridades do reino de Portugal e autoridades do reino do Brasil”.

A iniciativa também busca ampliar o acesso à informação, já que a exposição ocorre de forma online. “A ideia é democratizar a informação através dessa exposição virtual, já que o arquivo encontra-se fechado”, acrescenta Torii.

Em 2025, o Arquivo Público do Pará completou 124 anos de história, com um acervo de 4 milhões de documentos datados de diferentes períodos históricos do estado e do Brasil. Entre iconografias, dados estáticos, inquéritos policiais, entre outros, o equipamento, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), representa a história e o legado de uma civilização.

*O conteúdo foi originalmente publicado na Agência Pará e escrito por Painah Silva.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade