Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

​A lição dos baldes de ouro

Depois de um longo inverno, estamos aqui de volta para falar de empreendedorismo. E vamos retomar esse espaço falando sobre um dos principais conceitos em educação financeira: a lição dos baldes de ouro.

Começando com um exercício de imaginação, pense que a sua renda seja representada por uma torneira, o fluxo de "água" vai depender da sua capacidade de gerar receitas. Essa "água" vai encher um balde grande, que chamaremos de padrão de vida financeira.

Esse mesmo balde precisa encher mais dois baldes menores: o balde da poupança (que é a sua reserva de curto prazo) e o balde dos investimentos (aqueles de longo prazo). Preste atenção aos detalhes, o primeiro deles é que o balde do seu padrão de vida tem um furo. Esse é o desperdício que acomete a maioria das pessoas.

Arte: Portal Amazônia

A primeira coisa que fazemos quando estamos em uma situação de aperto financeiro é buscar alternativas aos gastos supérfluos e assim equilibrar o orçamento.

Agora vamos pensar em algumas possibilidades:

  1. Se o furo do desperdício for muito grande, dificilmente os recursos vão chegar aos outros baldes;
  2. Mesmo que o furo de desperdício seja fechado, se o fluxo de "água" for fraco, ela não vai ter força para encher os outros baldes.

Como eu disse antes, é sempre importante avaliar a possibilidade de racionalização e redução das despesas. Porém, a opção mais eficiente é aumentar o fluxo de "água" seja melhorando a performance da torneira existente seja aumentando a quantidade de torneiras.

Não há dúvidas que empreender não é uma das tarefas mais simples que nós temos. E que ganhar mais dinheiro não é só uma questão de querer. Porém, estamos aqui em uma coluna de empreendedorismo e eu queria voltar com essa provocação.

Por qual motivo você precisa empreender?

Talvez você tenha uma grande ideia ou precise empreender para ajudar a família em um momento de necessidade. Quem sabe você apenas tenha ambição de querer ter uma vida melhor e sabe para isso é essencial ter mais dinheiro. O motivo pode não ser a parte mais importante, mas é o gatilho que vai fazer com que você dê um passo em direção às suas conquistas. Lembre das torneiras! 

Sobre o autor 

André Torbey é empreendedor, planejador financeiro e consultor de negócios. Desde 2016 empreende como consultor e planejador financeiro após uma experiência de mais de oito anos no mercado financeiro.

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/