Senador Acir Gurgacz se entrega na Polícia Federal de Cascavel

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) se entregou de forma espontânea na Polícia Federal de Cascavel (PR) na noite desta quinta-feira (10), informou a assessoria do parlamentar. Gurgacz foi condenado em setembro pela prática de crime contra o sistema financeiro nacional. Após confirmar a condenação a quatro anos e seis meses em regime semiaberto, a Primeira Turma da Corte determinou a prisão imediata do senador.

No momento da entrega, o senador passou mal e foi levado a um hospital e está de atestado médico para ficar três dias internado, segundo informou a Polícia Federal (PF).

Foto: Divulgação/Senado

A ordem não foi cumprida devido ao período eleitoral, que impede a prisão de eleitores e candidatos, exceto em flagrante, nos dias próximos à votação. Gurcacz concorreu ao governo de Rondônia no primeiro turno, mas não foi eleito. A proibição de prender políticos durante o período terminou nesta terça-feira (9) às 17h.

Após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negar o pedido da Mesa do Senado Federal para suspender o mandato de prisão de Gurgacz. Hoje mais cedo, a defesa do senador entrou com um novo pedido para suspender a ordem de prisão decretada contra ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“A defesa do senador considera que foram queimadas etapas importantes no julgamento na Primeira Turma do STF, violando-se o princípio constitucional do direito à ampla defesa e ao contraditório, com a negativa monocrática dos recursos e a ordem antecipada de prisão contra o parlamentar”, informou por meio de nota a assessoria de Gurgacz.

Segundo os advogados, o processo decorre de um empréstimo contraído em 2003, reconhecido como regular e “totalmente pago ao banco”. “Para Gurgacz, está claro que quem está sendo condenado é o político – senador e candidato ao governo de Rondônia – e não o empresário ou a empresa – que pagaram todos os débitos, sendo que nem os gestores do contrato, nem os outros três avalistas foram penalizados”, diz a nota distribuída hoje à imprensa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade