Filhote de onça debilitado e cego é operado em Mato Grosso e volta a enxergar

Um filhotinho raro de onça-pintada melânica, encontrado desnutrido e cego, voltou a enxergar, após passar por um procedimento cirúrgico feito por profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso.

Quem achou o animal foi um morador do município de Paranaíta, em um lugar de pastagem. O homem ficou com a onça por uma semana, mas pediu ajuda à Secretaria do Meio Ambiente ao perceber que o filhote estava muito debilitado.

Foto:Divulgação/Governo do Mato Grosso

Segundo a professora Elaine Dione, responsável pelo setor de animais silvestres do Hospital Veterinário do Campus de Sinop, depois que passar pela reabilitação, a oncinha poderá ser devolvida à natureza.

Para preparar o retorno do filhote de onça à natureza, o hospital veterinário também pretende colocar o bichinho em um recinto rico de estímulos ambientais para que ele aprenda a caçar, subir em árvores e a se desenvolver em situações de luta e disputa de território, como ocorre no habitat desses animais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você sabia que o Acre teve governador deposto durante o período do Golpe Militar?

José Augusto de Araújo, primeiro governador do Acre eleito democraticamente, teve de renunciar para evitar conflitos. Seringueiros foram oprimidos pelas políticas de ocupação da Amazônia.

Leia também

Publicidade