Sobe para 311 o número de casos confirmados de covid-19 no Amazonas; outros 1.034 continuam em investigação

O Boletim Epidemiológico foi divulgado na tarde deste sábado (4), pela FVS Amazonas.

​Sobe para 311 o número de pessoas infectadas pelo covid-19 em todo o Amazonas. Um aumento de 51 novos casos nas últimas 24 horas. As informações foram divulgadas na tarde deste sábado (4), em coletiva de imprensa realizada pela internet com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Teste para o novo coronavírus. (Foto:Divulgação/Agência Brasil)

Dos 311 casos, 211 estão em isolamento domiciliar. O número de internados somam 46 pacientes, 21 deles em leitos clínicos e 25 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 17 na rede privada e 8 no Hospital Delphina Aziz. Até o momento, 1.034 casos continuam em investigação.

Para óbitos, foram 25 notificações, as mortes confirmadas chegam a 12 para o covid-19, entre pessoas de 40 a 89 anos de idade. Das outras 13 notificações, 8 óbitos foram descartados e os 5 restantes estão em investigação.

Entre os pacientes que estão fora do período de transmissão do vírus e conseguiram alta para a doença, estão 42 pacientes que já não apresentam os sintomas, mas segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, “aão se pode afirmar que estão curados”.

Os casos de Covid-19 no interior do Amazonas
Atualizado as 15h30 de sábado (4), pela FVS-AM.

Cidades ​Casos confirmados ​Óbitos
​Parintins ​3 ​1
​Manacapuru ​10 ​2
​Itacoatiara ​4 ​-
​Santo Antônio do Içá ​4 ​-
​Anori ​1 ​-
​Boca do Acre ​1 ​-
​Novo Airão ​1 ​-
​Tonantins  ​3 ​-

Contêiner frigorífico para necrotério
Contêiner que servirá de necrotério do Hospital Delphina Aziz. (Foto:Michel Castro/Rede Amazônica)

Na manhã deste sábado (4), o governo do Amazonas também confirmou a instalação de um contêiner frigorífico, que vai ser utilizado para armazenamento dos corpos de mortos por coronavírus no estado. Dado o aumento no número de casos e o risco de colapso na rede de saúde do Estado, a medida segue os padrões de segurança já definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para manuseio de corpos de pessoas que faleceram por Covid-19.

Ainda segundo a nota, os corpos devem ser acondicionados em compartimento refrigerado, mas por segurança biológica e limitação de espaço, ficou definido que não ficarão no necrotério comum. Por isso, desde o início dessa semana a secretaria providenciou, junto com o Hospital Delphina Aziz, a instalação de containers frigoríficos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade