Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Sobe para 200 o número de casos confirmados de covid-19 no Amazonas

O número de casos confirmados do Covid-19 subiu para 200. De acordo com informações do governo do estado, até o momento, três mortes foram registradas na região amazonense e três seguem em investigação.

Durante a coletiva online, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informou que existem registros de casos em Manaus (179), Parintins (3), Manacapuru (6), Santo Antônio do Içá (4), Boca do Acre (1), Itacoatiara (4), Anori (1), Novo Airão (1) e Careiro da Várzea (1). Entre os novos casos está a primeira indígena contaminada no estado.

Dos 200 casos, 28 estão internados e 13 em UTI. Oito, em hospitais particulares e cinco no Hospital Delphina Aziz - que se tornou unidade de referência do covid-19 no Amazonas. Os casos internados na rede pública estão passando por uso da cloroquina como pesquisa para o tratamento da doença.

Restrição a atividades que causam aglomeração de pessoas


O governador do Amazonas, Wilson Lima, prorrogou até o dia 15 de abril, o decreto que restringe o funcionamento do comércio e de serviços considerados não essenciais, mantendo a suspensão do atendimento ao público em geral de todos os restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares. O Decreto nº 42.145 também estende até 30 de abril a suspensão de aulas na rede estadual de ensino.


As medidas buscam evitar a circulação e aglomeração de pessoas, para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Na rede pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto mantém apenas aulas não presenciais. O decreto suspende também até o dia 30 de abril as aulas no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação Aberta da Terceira Idade (FunATI).

Saiba quais serviços e atividades permanecem suspensas até 15 de abril, de acordo com o novo decreto:


  • A realização de eventos promovidos pelo Governo do Estado do Amazonas, de qualquer natureza, incluída a programação dos espaços equipamento culturais públicos;

  • A visitação a presídios e a centros de detenção para menores;

  • A participação de servidores ou de empregados em eventos ou viagens internacionais, interestaduais ou intermunicipais;

  • Os eventos e atividades com a presença de público acima de 100 (cem) pessoas, ainda que previamente autorizados, tais como eventos desportivos, circos, shows, salões de festas, casas de festas, feiras, eventos científicos, passeatas e similares;

  • Os atendimentos presenciais, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual (com exceção dos serviços públicos essenciais e os casos de urgência e emergência); bem como toda e qualquer reunião presencial;

  • As atividades de todas as academias, centros de ginástica e outros estabelecimentos similares;

  • Os serviços de transporte fluvial e rodoviário de passageiros;

  • O atendimento ao público em geral de todos os restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares.
Ponta Negra segue fechada. Foto: Reprodução/Rede Amazônica

 Óbitos

Em menos de 24 horas, o Amazonas registrou duas mortes por coronavírus. Na noite desta segunda-feira (30), por volta das 22h, um homem de 43 anos faleceu no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz. Ele foi o segundo óbito por Covid-19 no estado.

O terceiro caso foi informado durante a coletiva online nesta terça. Segundo a FVS/AM, o paciente morreu hoje, a caminho do hospital. Se trata de um com histórico de diabetes.


"Esse paciente diabético foi a óbito a caminho do atendimento. Quando chegou, não tinha mais o que se pudesse fazer por ele. Por isso pedimos, por favor, que quem tem comorbidade, por favor, não retarde ao buscar atendimento", pediu a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto.

Primeira vítima

O primeiro óbito por covid-19 no Amazonas foi confirmado na última terça-feira (24), pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). De acordo com o órgão, a vítima era um paciente vindo do município de Parintins, distante 369 km de Manaus e tinha 49 anos, que era portador de hipertensão arterial sistêmica.

O homem diagnosticado com o novo coronavírus também estava internado no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, onde deu entrada no dia 21 de março, por conta do agravamento dos sintomas do Covid-19.​

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/