Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Saiba as medidas de segurança adotadas no Acre para conter a disseminação do Coronavírus

O Acre tem 55 casos em análise do novo coronavírus. O dado é do boletim epidemiólogo divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), divulgado no início da noite desta quarta-feira (18). O número de casos confirmados não mudou, continuam os três anunciados na terça (17).

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Também na terça, o governador do Acre, Gladson Cameli, decretou situação de emergência devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O decreto 5.465, válido por 30 dias e podendo ser prorrogado, aponta ainda que as recomendações valem até que a emergência em saúde prevaleça, assim como determinou o Ministério da Saúde.

Para evitar a proliferação do vírus, as autoridades acreanas tomaram uma série de medidas; confira:

Foto: Divulgação

Educação

Rede Estadual: a Secretaria de Educação Estadual (SEE) informou que as aulas estão suspensas por 15 dias, incluindo escolas e creches.

Rede municipal: a Prefeitura de Rio Branco montou um grupo de prevenção à doença nas instituições de ensino na capital acreana. As aulas na rede municipal em todas as escolas, incluindo creches, também estão suspensas por 15 dias.

Ensino superior público e privado: as aulas em todas as instituições de ensino superior públicas e privadas também estão com as atividades acadêmicas suspensas por 15 dias.

Escola de Idiomas: o Centro de Idiomas de Línguas (CEL), em Rio Branco, também suspendeu as aulas dos cursos de idiomas obedecendo a determinação da SEE. A suspensão é válida por 15 dias.

CIEE: as atividades presenciais de capacitação de aprendiz foram suspensas até o dia 31 deste mês pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Porém, a instituição relembrou que conta com CIEE Saber Virtual está disponível para os alunos continuarem os cursos.

Órgãos Públicos

Governo do Acre: O governador do Acre, Gladson Cameli, orientou que as pessoas que têm viagens marcadas para fora do estado cancelem. Outra medida anunciada foi a publicação de um decreto convocando servidores da Segurança, Educação e Saúde para atuarem no combate ao novo coronavírus.

O gestor anunciou também que deve publicar um decreto com todas as medidas de prevenção a Covid-19. Entre as medidas estão: suspensão de grandes eventos e festivais indígenas, cancelamento de viagens do governador e de servidores, reforço na fiscalização das fronteiras do Acre

Tribunal de Justiça: O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) chegou a suspender, inicialmente, o atendimento presencial ao público, visitações e viagens como medida de prevenção do novo coronavírus. Mas, na tarde desta terça (17), o órgão publicou novas orientações. Agora, o TJ-AC suspendeu audiências, prazos processuais e vai passar a fazer revezamento de servidores

Defensoria Pública: Servidores, estagiários e voluntários do órgão, mesmo sem apresentar sintomas da doença, mas que tenham feito alguma viagem nacional e internacional nos últimos 15 dias devem procurar uma unidade de saúde para as orientações. Com isso, pelo prazo de sete dias o servidor não pode comparecer na Defensoria Pública. Os horários de atendimento não sofreram alterações.

Ministério Público do Acre: Viagens e atividades programas foram suspensas como medida de prevenção no Ministério Público do Acre (MP-AC). Os servidores estão trabalhando de casa e em regime de plantão.

Câmara Municipal: Sessões solenes, audiências públicas e viagens foram suspensos pela Câmara de Vereadores de Rio Branco. Além disso, anunciou o fechamento ao público da galeria para evitar aglomeração, a limitação do acesso dos assessores e o cancelamento da corrida de rua que estava programada para o dia 29 de março.

Assembleia Legislativa: As sessões solenes e audiências públicas também foram suspensas pela Aleac. O parlamento suspendeu ainda as atividades da escola do legislativo e as sessões das quintas-feiras. Além disso, o acesso do público à Casa Legislativa foi restringido a 30 pessoas.

Prefeitura: a Prefeitura de Rio Branco disse que montou uma sala de emergência para elaborar medidas e ações de prevenção a Covid-19. A prefeita Socorro Neri decretou situação de emergência em Rio Branco.

Ministério Público Federal: o órgão informou que o atendimento presencial ao público está suspenso temporariamente, e disse que o portal de serviços do MPF será canal exclusivo de recebimento de demandas.

Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC): o atendimento presencial foi suspenso no TRE-AC a partir de quarta-feira (18). A suspensão segue até o dia 1º de abril. A Justiça Eleitoral vai funcionar em regime de plantão. Cursos, eleições comunitárias, eventos, encontros e viagens a serviço também estão suspensos.

Foto: Alcinete Gadelha/Rede Amazônica

Serviços

Sistema prisional: em publicação, no Diário Oficial desta terça (17), o governo do Acre publicou um Decreto de Emergência onde suspende as vistas sociais a detentos por 15 dias e a de advogados por cinco dias, ressalvo excepcionalidades.

Procon: a direção do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon-AC) informou que não há alteração no horário de atendimento e funcionamento do órgão.

OCA: a direção da Central de Atendimentos informou que reforçou os cuidados preventivos para combater o novo coronavírus. Equipes da Sesacre devem orientar e dar uma palestra para os servidores da OCA. Além disso, a direção solicitou reforço na limpeza com álcool em gel nas mesas e os atendentes devem evitar o contato físico, lavar sempre às mãos e rosto.

Igreja Católica: A Diocese de Rio Branco suspendeu todas as missas durante tempo indeterminado. A programação da Semana Santa, com os eventos, foi suspensa. A Diocese vai transmitir missas pela TV, rádio e internet.

Show de Alexandre Pires: o cantor usou as redes sociais para anunciar a suspensão de toda sua agenda de shows até o final do mês de abril por conta da pandemia de coronavírus. O cantor tinha um show da segunda edição do "Baile do Nêgo Véio" marcado para o dia 4 de abril na capital acreana, Rio Branco.

Detran: o departamento anunciou, na quarta-feira (18), a suspensão dos atendimentos e atividades a partir de quinta (19), tanto no interior como na capital acreana, Rio Branco.

Foto: Divulgação

Esporte

Futebol: O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, informou à equipe do Globo Esporte Acre que os jogos estão cancelados. A Federação Acreana de Futebol de Salão (FAFS) também confirmou que os jogos estão suspensos por causa do coronavírus.

Shopping

Para evitar aglomerações e cumprindo as determinações do governo do Acre, o Via Verde Shopping em Rio Branco decidiu reduzir o horário de atendimento a partir desta quinta-feira (19). Além disso, todos os eventos foram suspensos e as sessões de cinema não vão ocorrer durante esse período.

Estacionamento

A Prefeitura de Rio Branco suspendeu o estacionamento rotativo da capital acreana (Zona Azul). A medida passa a valer a partir das 12h desta quinta-feira (19).

A determinação vale pelo período de 15 dias a contar da publicação do Decreto de Emergência em Saúde, assinado pela prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, na última quarta-feira (18).

Digite seu texto aqui

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/