Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Quebranto, peito aberto e mau-olhado: conheça 6 doenças tratadas pelas benzedeiras da Amazônia

O saber popular mostra que não há doença que não se benza. Na região amazônica, por exemplo, existem as benzedeiras, mulheres que unem a fé com medicantes naturais para curar doenças.

Entre as enfermidades estão: espinhela caída, peito aberto, quebranto e mau-olhado. Para os mais jovens, essas doenças podem ser estranhas, porém, os mais velhos conhecem muito bem tais mazelas e seus significados.

Conheça o significado de seis enfermidades que podem ser tratadas com as famosas benzedeiras da Amazônia:

Cena do curta-metragem 'A Benzedeira'. Foto: Divulgação

Espinhela Caída

É uma doença que provoca fortes dores no peito, nas costas e também nas pernas. O indivíduo acometido por essa doença sente geralmente cansaço constante quando submetido a determinados esforços físicos.

Peito aberto

É uma doença causada por esforços repetitivos e constantes, como levantar e carregar objetos muito pesados. Os sintomas são: perda de apetite, moleza no corpo, fraqueza nos braços e nas pernas, acompanhada por náuseas.

 Quebranto

É uma doença espiritual causada pela prática maléfica de feitiço que geralmente ocorre a distância, por meio de encantamento. O indivíduo acometido por quebranto sente um grande mal-estar, acompanhado geralmente por visões de vulto, febre, vômito e diarreia.

Cobreiro

É uma infecção causada pelo mesmo vírus que provoca a catapora. O vírus se instala na coluna espinhal, porém permanece inativo durante algum tempo, podendo se manifestar de forma espontânea, a qualquer momento da vida do indivíduo, principalmente quando passa dos 50 anos de idade. A pessoa acometida apresenta febre e um "caminho de feridas" muito dolorosas no abdômen e nas costas. Esse "caminho" tem formato de cobra, daí o nome cobreiro.

Erisipela

É uma infecção da pele, geralmente nos membros inferiores, podendo afetar a gordura que compõe o tecido das células. É provocada por bactérias que se espalham por meio dos vasos linfáticos. A doença é mais frequente em obesos, diabéticos e pessoas com problemas de circulação. O portador de erisipela apresenta uma vermelhidão na perna, normalmente acompanhada por ferida, dor e febre.

Mau-olhado 

É uma doença espiritual que alguém transmite pelo olhar, podendo levar a pessoa que está sendo atingida por esse mal à degradação, à involução ou até mesmo ao impedindo de ter uma sorte melhor.  

Você conhece outras doenças tratadas pelas benzedeiras?


Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/