Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 23 Junho 2021

Projeto A Fé de Francisca homenageia centenária benzedeira de Mato Grosso

De Chapada dos Guimarães (MT), a centenária benzedeira Francisca Correia da Costa, mais conhecida como vó Francisca, é uma das homenageadas como mestre da cultura mato-grossense. O tributo será apresentado ao público por meio do projeto 'A Fé de Francisca', selecionado em primeiro lugar no edital Conexão Mestres da Cultura promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Foto: Henrique Santian/Divulgação

Com 107 anos, a descendente de quilombola e mãe de 12 filhos, que foi também parteira boa parte da vida, terá sua trajetória contemplada em diferentes plataformas. Compõem a homenagem uma mostra fotográfica, filme, performance artística, intervenção urbana e ainda músicas compostas para ela a serem disponibilizadas em plataforma de streaming.

O projeto foi idealizado pelo fotógrafo e diretor audiovisual Henrique Santian, que acompanha há anos o trabalho desenvolvido pela vó Francisca na região. De acordo com ele, há ainda atores, músicos, cantores, dançarinos e uma grande equipe empenhados em dar vida à proposta.

"Foi uma honra conquistar o primeiro lugar na seleção pública. Elaboramos esse projeto com todo empenho para, mais uma vez, dar publicidade a essa icônica personalidade da cultura do estado", destaca.

Para Santian, a homenagem é um reconhecimento à história de vida, fé e sabedoria da benzedeira centenária. "A vó Francisca é um patrimônio imaterial de Chapada. São gerações e gerações que a procuram para receber a cura através das mãos, fé e espiritualidade que ela possui. Saberes que se perpetuam na identidade e cultura da região".

Em fase de produção, o projeto está sendo realizado em várias etapas. O lançamento da mostra fotográfica e do filme documentário está previsto para abril deste ano.

Veja mais notícias sobre NotíciasCulturaArteMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 23 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/