200 cilindros de oxigênio chegam na região Oeste do Pará

Equipamento utilizado no tratamento de pacientes com covid já está nas unidades de saúde

Os 200 cilindros de oxigênio adquiridos e enviados para os municípios da região oeste paraense já foram recebidos pelas equipes das secretarias municipais de saúde. Nesta quarta-feira, (27), o equipamento utilizado no tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus já está dentro das unidades de saúde, pronto para ser utilizado.

Foto: Divulgação

No município de Monte Alegre, o carregamento foi recebido pela equipe técnica do hospital municipal da cidade. ”A carga que recebemos vai se juntar com o nosso estoque e vai garantir que os pacientes não fiquem sem esse suporte vital”, afirmou a Secretária de Saúde do município, Saryna de Souza Abud.

Ao todo, dez cidades receberam os equipamentos: Alenquer, Curuá, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Belterra.  A chegada dos equipamentos restantes e o repasse, logo em seguida, aos municípios, deve ocorrer até esta sexta-feira, dia 29 de janeiro.

Foto: Divulgação

A logística de entrega dos cilindros foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). De acordo com a Diretora do 9º Centro Regional de Saúde (CRS), responsável pelo gerenciamento dos municípios da região, Aline Cunha, o planejamento levou em consideração as principais rotas de acesso às cidades, entre elas, as hidroviárias.

“Nós recebemos ontem, todos os cilindros e os equipamentos foram entregues com o auxílio de lanchas e por via terrestre, com escolta da Polícia Militar. Estamos orientando os gestores municipais para que eles consigam agir também de forma preventiva para evitar novos casos”, explica Aline Cunha.

Foto: Divulgação

O Secretário municipal de Saúde de Prainha, Abraão Nascimento, explicou que os cilindros foram recebidos no terminal hidroviário da cidade e levados para a unidade de saúde. “A nossa cidade recebeu os cilindros e graças a Deus já estão em utilização. A chegada nos ajudou muito no atendimento. Nós estamos nos sentido agraciados com esse envio”.

Na região do Baixo Amazonas, na região oeste, a Companhia entregou em 2019 o terminal hidroviário de Terra Santa e em 2020 foram entregues os terminais das cidades de Faro, Curuá e Prainha.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade