Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Pesquisa no Amazonas descobre novos microrganismos durante busca por substâncias antitumorais

Pesquisa no Amazonas descobre novos microrganismos durante busca por substâncias antitumorais

Uma pesquisa descobriu 114 linhagens de microrganismos a partir de fungos coletados no Amazonas a partir da necessidade de melhorar o conhecimento acerca da biodiversidade estadual em prover moléculas com potencial no combate ao câncer. 

O estudo 'Busca por novas substâncias antitumorais a partir de fungos filamentosos do estado do Amazonas', realizado pelo Programa Amazonas Estratégico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou o isolamento de mais de cem linhagens de fungos dos mais diversos ambientes amazonenses, sendo eles: solos, rios e plantas. 

Logo após esse processo, houve a identificação dos fungos através de técnicas de biologia molecular e a fermentação para a produção de moléculas, a fim de que fossem testadas contra as linhagens tumorais in vitro.

Além da descoberta das 114 linhagens, também foi possível identificar o processo de isolamento, a obtenção, a identificação e a análise da capacidade metabólica de todas:

"Por meio de uma técnica chamada espectrometria de massas, que permite visualizar de maneira antecipada quais substâncias que esses fungos produziam em condições laboratoriais", 

disse o coordenador do projeto, Hector Henrique Ferreira Koolen, da Universidade do Estado Amazonas (UEA).
Fotos: Érico Xavier/Fapeam

Com os ensaios aplicados foi possível ver o isolamento de duas moléculas: o ácido secalônico D e paecilina D, presentes no fungo Talaromyces, como potenciais antitumorais. Devido a isso, a pesquisa possibilita o estímulo de mais estudos sobre novos elementos para possíveis fármacos derivantes.

Para o estudo, o pesquisador Hector Henrique Ferreira Koolen contou com a colaboração de sua equipe, formada por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

Fotos: Érico Xavier/Fapeam

O ensaio científico permitiu a investigação de microrganismos, por meio de um processo de fermentação controlada, que os utiliza visando a produção de substâncias, conhecidas como produtos naturais.

"Essas substâncias podem ter uma utilidade, por exemplo como novos protótipos para o desenvolvimento de antibióticos e fármacos usados no combate contra o câncer", explica Koolen. As espécies catalogadas foram incluídas na coleção de fungos do Grupo de Metabolômica e Espectrometria de Massas (GPMEM), da UEA.

Veja mais notícias sobre SaúdeAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/