Hemopa mantém atendimento durante lockdown estendido

Para quem efetivar a doação voluntária de sangue, o Hemopa vai emitir um comprovante

Em razão da continuidade do período do lockdown até o dia 26 deste mês, instituído em várias cidades do Pará, inclusive, em Belém, a gestão da Fundação Hemopa manterá o horário, excepcional, de coleta de sangue, de 7h30 as 15h. O horário vale para a sede, em Belém, de segunda-feira a sábado, com o objetivo de facilitar o retorno do doador para sua residência, sem causar nenhum transtorno junto às autoridades locais, que não impedirão o trajeto de voluntários até a sede do Hemocentro.

Para quem efetivar a doação voluntária de sangue, o Hemopa vai emitir um comprovante. E, os que, por algum motivo, forem inaptos para a coleta, receberão um documento de comparecimento.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, reforça a necessidade de o voluntário manter a regularidade das doações, o que é muito importante para o atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar do Pará, que é composta por cerca de 200 hospitais.

Foto: Shutterstock/Reprodução

O expediente com horário excepcional funcionará somente até o dia 26 deste mês. A doação de sangue por agendamento continua normal, mas atendendo, temporariamente, o novo horário do serviço de coleta de sangue.

O atendimento transfusional não sofrerá nenhum prejuízo. Será mantido em funcionamento 24h, ininterruptamente.

Caravana Solidária

Ela ressalta ainda que o hemocentro de Belém oferece ainda a opção do projeto “Caravana Solidária”, que incentiva e mobiliza pequenos grupos de pessoas a doarem sangue, por meio de um micro-ônibus que transporta um pequeno grupo de voluntários. É usado apenas 50% da capacidade do coletivo para obedecer o distanciamento entre os voluntários.

Hemorrede

As unidades do Hemopa no interior do estado continuam o atendimento normal, de 7h30 as 12h30, nos municípios de: Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção.

De acordo com o decreto governamental 729/2020, 17 cidades cumprem as medidas restritivas do lockdown. São elas: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Santarém, Abaetetuba e Capanema.

Para se candidatar à doação de sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).

Clique aqui e confira o endereço e o telefone de cada unidade de coleta de sangue no Pará.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade