Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Hemopa mantém atendimento durante lockdown estendido

Em razão da continuidade do período do lockdown até o dia 26 deste mês, instituído em várias cidades do Pará, inclusive, em Belém, a gestão da Fundação Hemopa manterá o horário, excepcional, de coleta de sangue, de 7h30 as 15h. O horário vale para a sede, em Belém, de segunda-feira a sábado, com o objetivo de facilitar o retorno do doador para sua residência, sem causar nenhum transtorno junto às autoridades locais, que não impedirão o trajeto de voluntários até a sede do Hemocentro.

Para quem efetivar a doação voluntária de sangue, o Hemopa vai emitir um comprovante. E, os que, por algum motivo, forem inaptos para a coleta, receberão um documento de comparecimento.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, reforça a necessidade de o voluntário manter a regularidade das doações, o que é muito importante para o atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar do Pará, que é composta por cerca de 200 hospitais.

Foto: Shutterstock/Reprodução

O expediente com horário excepcional funcionará somente até o dia 26 deste mês. A doação de sangue por agendamento continua normal, mas atendendo, temporariamente, o novo horário do serviço de coleta de sangue.

O atendimento transfusional não sofrerá nenhum prejuízo. Será mantido em funcionamento 24h, ininterruptamente.

Caravana Solidária

Ela ressalta ainda que o hemocentro de Belém oferece ainda a opção do projeto "Caravana Solidária", que incentiva e mobiliza pequenos grupos de pessoas a doarem sangue, por meio de um micro-ônibus que transporta um pequeno grupo de voluntários. É usado apenas 50% da capacidade do coletivo para obedecer o distanciamento entre os voluntários.

Hemorrede

As unidades do Hemopa no interior do estado continuam o atendimento normal, de 7h30 as 12h30, nos municípios de: Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção.

De acordo com o decreto governamental 729/2020, 17 cidades cumprem as medidas restritivas do lockdown. São elas: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Santarém, Abaetetuba e Capanema.

Para se candidatar à doação de sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).

Clique aqui e confira o endereço e o telefone de cada unidade de coleta de sangue no Pará.

Veja mais notícias sobre SaúdePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/