Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Corpo Militar de Saúde da PM leva atendimento médico a aldeias indígenas no Pará

up_ag_20005_5c3f4eae-287c-eb0c-236d-15d5c9cf87e5

Em ação comunitária, o Corpo Militar de Saúde da Polícia Militar leva às aldeias indígenas Djudjêkô, Kateté e Mãe Maria, no sudeste paraense, atendimento médico, testes rápidos da Covid-19 e medicamentos usados no tratamento da doença. A ação começou na última quarta-feira (3) e segue até sábado (6), atendendo crianças, adultos e idosos.

Assistência médica nas aldeias indígenas Djudjêkô, Kateté e Mãe Maria, no Pará. (Foto:Divulgação/PM-PA)

A equipe formada por médicos e técnicos de saúde da Polícia Militar faz consultas médicas, visitas domiciliares aos indígenas idosos, com dificuldade de locomoção ou com saúde frágil, e testes rápidos para pesquisa de anticorpos para o vírus SARS-Cov-2. A ação também leva às aldeias kits com medicamentos.

As medidas têm apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que faz a mediação com os pacientes. Outra equipe que atua na região, formada por psicólogo, enfermeiro, médicos e técnicos em enfermagem, também integra a força-tarefa.

Na aldeia Kateté, a primeira a ser visitada pelas equipes de saúde, foram feitos 17 atendimentos médicos e 35 testes rápidos para Covid-19. Já na aldeia Djudjêkô, os agentes aplicaram 16 testes rápidos. Sete pessoas foram atendidas nos postos de saúde e duas em casa. Duas famílias foram atendidas na aldeia Mãe Maria.

Apóiam o trabalho o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), equipes do 17º Batalhão da Polícia Militar (com sede em Xinguara), a 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Oriximiná, e o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) do Exército Brasileiro, em Marabá.


Corpo Militar de Saúde da Polícia Militar leva às aldeias indígenas Djudjêkô, Kateté e Mãe Maria, no Pará. (Foto:Divulgação/PM-PA)


No fim de maio, o Corpo Militar de Saúde da PM esteve na tribo dos Assurini, na zona rural de Tucuruí, e também levou atendimento médico aos indígenas. Os militares forneceram produtos de higiene e medicação para o tratamento da Covid-19, além de consulta médica para 105 indígenas, entre adultos, crianças e mulheres grávidas.

Veja mais notícias sobre SaúdePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/