Comitiva do Vaticano visita Hospital em Santarém e doa ventiladores pulmonares para o combate da Covid-19

Dr. Antonio Guizzetti foi enviado pelo Vaticano para fazer as visitas no Brasil, a hospitais, centros de Saúde e verificar a possibilidade de entrega de respiradores.

Uma comitiva enviada pelo Papa Francisco, para doar equipamentos a hospitais públicos no País, visitou o Hospital Regional do Baixo Amazonas nesta sexta-feira (11). A unidade instalada em Santarém, região oeste do Pará, receberá quatro ventiladores pulmonares para terapia intensiva.

Diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi reunido com o representante do Vaticano, Antonio Guizzetti, e autoridades da região. (
Diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi reunido com o representante do Vaticano, Antonio Guizzetti, e autoridades da região (Foto: Ronilma Santos/Pro-saúde)

A visita foi realizada pelo doutor Antonio Guizzetti, representante do Vaticano; e por Dom Bernardo, Bispo de Óbidos, que acompanhou a missão institucional do Vaticano nos municípios de Alenquer, Óbidos e Santarém, todos no oeste do estado.

Acompanharam também a visita o diretor geral do HRBA, doutor Hebert Moreschi; o secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto; a coordenadora de Saúde da secrearia regional de Governo, Talita Cunha; e a diretora da 9ª Regional de Saúde, Marcela Tolentino.

“Isso, certamente, vai viabilizar mais serviços de assistência contra a Covid-19, nesse momento, e mais tarde, (os equipamentos) serão utilizados para prestar assistência de alta complexidade em outras especialidades. O Papa tem um olhar muito especial para a Amazônia e isso vai proporcionar também a reestruturação de mais leitos ao hospital”, disse o diretor geral do hospital, Herbet Moreschi.

Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará. Santarém/PA. (Foto:Divulgação/Pro-saúde)

Antes de visitar o hospital do Baixo Amazonas, a comitiva esteve com o governador Helder Barbalho, em Belém. O secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, agradeceu a visita e a parceria estabelecida na região, entre o Vaticano e o Governo do Estado.

“É uma parceria importante que vem cada vez mais ajudando a proporcionar atendimentos de saúde de qualidade às populações, e alcançar um maior número de pessoas. Um grande exemplo dessa parceria é o Barco Hospital Papa Francisco, que por conta dos excelentes índices alcançados terá o contrato renovado, e o Governo do Estado só tem a agradecer a iniciativa do Barco Papa Francisco”, afirmou o secretário Henderson Pinto.

O representante do Vaticano, doutor Antonio Guizzetti, que é também professor de Economia, falou sobre as singularidades entre Brasil e Itália, em relação à área da saúde. “Brasil e Itália têm números bastantes parecidos, e fiquei muito impressionado com a estrutura dos hospitais na Amazônia, são muito precários, porém, o HRBA tem uma estrutura de excelência. Um fator que também faz diferença é o fator humano, que é excepcional. A gente percebe uma vontade e um entusiamo nos médicos, enfermeiros, que não existe em nenhuma parte do mundo, esperamos dar os quatro ventiladores em um prazo muito pequeno”.

Bispo de Óbidos, Dom Bernardo acompanhou a missão e anunciou a construção de um novo barco hospital para atuar na região. Ele informou que o Dr. Antonio Guizzetti foi enviado pelo Vaticano para fazer as visitas no Brasil, a hospitais, centros de Saúde e também verificar a possibilidade de entrega de respiradores.

“Já foi realizada a primeira etapa em vários hospitais do Brasil e agora nessa segunda etapa, aqui, na Amazônia, para ver também a possibilidade de destinar respiradores, doações feitas pelo Papa Francisco. Nós estamos agora em um momento da construção do barco Hospital João Paulo II, um barco que acompanhará o Barco Papa Francisco, permitindo maior capacidade de atendimento”, informou o bispo. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade