Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Amazonas tem 111 casos confirmados para o covid-19; 121 pacientes em investigação e uma morte

shutterstock_covid-19
Testes para o novo coronavírus. (Foto:Divulgação/Lacen-PB)

Chegam a 111 o número de casos confirmados para o covid-19 em todo o Amazonas. O anúncio foi feito no início da tarde deste sábado (28) através de uma coletiva realizada pela internet com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e a secretaria de saúde do Amazonas (Susam). Além de Manaus, há registro de casos 
em Parintins, Manacapuru, Santo Antônio Içá e Boca do Acre.


Em Manaus, são 105 casos confirmados, tendo 12 internados, sendo 10 em
hospitais privados e dois no hospital Delphina Aziz, referência para o cuidado dos casos no Estado, e que estão sendo  tratados com uso da cloroquina.
Do total de internados, cinco estão em estado grave seguindo cuidados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Há uma morte entre os casos.

Aumento de casos


Até o momento, no Amazonas, já foram realizados 728 testes em todo o Estado. Destes, 607 processados, 111 positivos e 121 em investigação.


"São coletados pelo Lacen apenas casos com sintomas muito expressivos. 80% dos casos são leves ou assintomáticos. 20% vão apresentar necessidade de internação hospitalar. Estamos abaixo da estatística de 20% nacional", afirma a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa.

Boletim da FVS-AM sobre casos de covid-19 no Amazonas. (Arte: Eric Rhamires/Amazon Sat)

Mortes


Na noite desta sexta-feira (27), um homem de 46 anos morreu no Hospital Delphina Azis, e havia suspeita de que ele estivesse contaminado pelo covid-19. No entanto, a FVS-AM anunciou na coletiva que após ter sido feito o exame, foi descartada a morte pelo novo coronavírus. O homem tinha histórico de ter asma e doença cardiovascular crônica.


"O homem não faleceu de coronavírus. Este homem era hipertenso, com obesidade e fazia parte do grupo de risco de síndrome respiratória", afirmou Rosemary.


Há, segundo a FVS-Am apenas um caso no registro de mortes pelo novo vírus, é de homem vindo de Parintins, que morreu no último dia 24 de março.

Veja mais notícias sobre SaúdeAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/